Lutas e negociações da categoria são temas do terceiro dia de debates na Plenafup

Grupos de trabalho debatem temas como Petros, AMS, alimentação nas unidades operacionais, plano de cargos, acordo de parada de manutenção, PLR, SMS, regimes de trabalho, reconstrução do Sistema Petrobrás e fortalecimento da representação dos trabalhadores do setor privado e da organização sindical petroleira

Lideranças sindicais estão reunidas na Escola de Agroecologia, na cidade de Lapa-PR para 11ª Plenafup (Foto: Maria João/FUP)

[Da comunicação da FUP]

A 11ª Plenária Nacional da FUP prossegue nesta quinta-feira (29) com debates em grupos sobre as principais lutas da categoria petroleira para reconstrução do Sistema Petrobrás e nas negociações coletivas com a estatal e empresas do setor privado.

Os dirigentes e assessorias da FUP fizeram uma apresentação para a plenária sobre o andamento das comissões de negociação com a Petrobrás para construção de um modelo único de plano de cargos e salários e de remuneração variável (PLR), assim como do acordo nacional de parada de manutenção.

Foi também abordado o processo de acompanhamento e de negociação permanente de outros temas do Acordo Coletivo de Trabalho, como a alimentação nas refinarias, nas plataformas e nas demais áreas operacionais; condições de saúde e segurança (SMS); questões relacionadas a regimes de trabalho (saldo AF, teletrabalho) e o plano de saúde da categoria (AMS).

Petroleirosdebateram temas cruciais para a classe trabalhadora (Foto: Paulo Neves/FUP)

Outro tema que será objeto de debate na 11ª Plenafup é o fim dos equacionamentos da Petros. Os diretores da FUP deram informes à plenária sobre o andamento da comissão quadripartite que vem discutindo essa questão em Brasília e que tem participação dos trabalhadores, aposentados. Fazem parte da comissão representantes da Petrobrás e dos órgãos reguladores do governo (Previc e Sest).

Também serão objeto de debate na Plenafup o fortalecimento da representação dos trabalhadores do setor privado e da organização sindical petroleira.

A 11ª Plenafup teve início na terça-feira, 27, com um ato político em frente à Fafen PR, que celebrou a reabertura da fábrica e o retorno dos trabalhadores que haviam sido demitidos no governo Bolsonaro, e prossegue até amanhã (30), com mais um ato político, dessa vez em comemoração dos 30 anos da FUP.

Acesse aqui a cobertura completa da Plenária

Veja a programação

8h – Mesa 5 – Lutas da Categoria e Negociações em andamento

10h – Grupos de Trabalhos

  1. GT Sistema Petrobrás e Setor Privado;
  2. GT Temas a serem negociados (PLR, Plano de Cargos, Acordo de parada)
  3. GT Condições de trabalho (SMS, Regime, Alimentação)
  4. GT Petros e AMS
  5. GT Organização Sindical

12h- Almoço

13h – Continuação dos GTs

19h – Jantar

Dia 30/08

7h às 8h – Café da manhã

8h – Plenária final

11h30 – Almoço

13h – Saída dos ônibus para o Sindiquímica PR

14h – Cerimônia de 30 anos da FUP

16h – Encerramento e confraternização

Posts relacionados

FUP cobra suspensão da cobrança do saldo devedor e exige melhorias na AMS

Vitor Peruch

Diretor da FUP estará em Mauá, São Paulo e Campinas para reuniões com aposentados

Vitor Peruch

Plenária final da FUP aprova moção pela reestatização de unidades privatizadas

Vitor Peruch