Petroleiros reúnem-se novamente com representantes do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho nesta terça-feira (27)
Por Federação Única dos Petroleiros
Após encontro no último dia 20, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) volta a reunir-se nesta terça-feira (27) com representantes do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) do Ministério da Economia, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNRQ) para discutir planos para acompanhamento e cobrança de ações contra a Covid-19.
A atividade estabeleceu estratégias a serem executadas pelas empresas do setor de óleo e gás, em especial a Petrobrás, para contenção do coronavírus no ambiente de trabalho e a realização das paradas de manutenção que estão em execução e programadas.
Na reunião, foram definidos três encaminhamentos principais:
1 – Os Órgãos Governamentais de fiscalização continuarão a se reunirem com as Empresas, prática já em execução, para acompanharem de perto as ações executadas e apuração de denúncias referentes à questão.
2 – Os Órgãos Governamentais, por intermédio do DSST, proporão um fórum tripartite para apuração e acompanhamento frequente sobre questões referentes à COVID e as paradas de manutenção.
3 – Estabelecimento de uma agenda dos Órgãos Governamentais com a FUP e Sindicatos para a definição de ações visando uma atuação conjunta frente às empresas para proteção dos trabalhadores diante da pandemia da COVID-19.
A reunião desta terça-feira terá como pontos principais a apresentação das ações sindicais referentes aos pedidos de postergação das paradas de manutenção e a discussão sobre pontos considerados críticos pelo movimento sindical e não atendidos pela Petrobrás em relação ao combate à pandemia.