Conquista sindical, PASA completa um ano melhorando a saúde dos aposentados

Garantido pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras, programa traz benefícios para a saúde dos aposentados

Programa Pasa completa um ano de funcionamento (Foto: Guilherme Weimann)

A luta da categoria petroleira organizada é o caminho dos trabalhadores e trabalhadoras para avançar na conquista de direitos, isso é algo que os petroleiros e petroleiras têm muito claro, e sobram exemplos disso. Que o novo Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA) complete um ano é um deles. Lançado em abril de 2024, é uma conquista do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025, que visa aprimorar a saúde preventiva e a qualidade de vida dos aposentados.

A iniciativa é voltada exclusivamente para aposentados de qualquer idade e pensionistas acima de 60 anos e oferece uma avaliação médica anual semelhante aos exames periódicos realizados por empregados da ativa.

Para o Departamento de Aposentados da regional São Paulo, “O PASA é uma conquista da categoria, que tem mostrado bons resultados, mas sabemos que ainda há grandes desafios em relação à saúde”. Os representantes do DAESP, se referem a dificuldades enfrentadas em relação à APS, e diversos problemas que afetam a saúde dos aposentados: “Sabemos que ainda temos enormes desafios, mas também sabemos que o único caminho para alcançar conquistas é continuar lutando juntos e organizados, para garantir uma vida dignas aos aposentados e aposentadas que construíram essa grande Petrobrás”.

Como participar

O convite para participar do PASA é enviado no mês do aniversário do beneficiário. Após receber o convite, o participante deve agendar a consulta com o médico de família. A consulta inicial e os exames preventivos devem ser realizados dentro de um prazo de 90 dias corridos. O beneficiário também tem direito a uma consulta e retorno com ginecologista ou urologista, conforme indicação médica.

Em São Paulo, as consultas e exames podem ser realizados presencialmente nas unidades do Sírio-Libanês credenciadas ao programa. Para outras localidades, o atendimento com o médico de família será remoto, por videochamada, e os exames serão realizados na rede credenciada local.

Para esclarecer dúvidas, obter mais informações sobre os programas ou agendar sua avaliação, basta acessar o aplicativo Paciente Sírio-Libanês ou entrar a Central de Atendimento do hospital pelo telefone  (11) 4090-1346.

Posts relacionados

Sindipetro Unificado denuncia contratação de aposentados para treinar operadores

Maguila Espinosa

Sindipetro Unificado convoca filiados para Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília

Maguila Espinosa

Defender o mandato de Glauber Braga é defender a democracia

Maguila Espinosa