Com apoio do Unificado, Feverestival 2024 começa nesta sexta-feira (28)

Tradicional festival de teatro realizado em Campinas inaugura sua 18ª edição; sócios do sindicato têm direito a ingressos

feverestival auto da compadecida
Peça “Auto da Compadecida” abre o festival no Teatro Castro Mendes, na Vila Industrial (Foto: Divulgação Feverestival/Tati Mota)

Por Vítor Peruch

O Sindipetro Unificado reafirma seu compromisso com a cultura ao apoiar mais uma vez o Feverestival, um dos maiores e mais influentes festivais de teatro do interior paulista. Em sua 18ª edição, o Feverestival começa nesta sexta-feira (28) e segue até o dia 6 de julho, trazendo uma programação rica e diversificada que abrange espetáculos nacionais e internacionais, encontros e momentos de lazer em diversos espaços de Campinas (SP).

O diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, comentou sobre a importância do apoio ao evento: “O Feverestival é um dos grandes festivais culturais que sobrevivem em Campinas. O Unificado apoia iniciativas como esta, pois acredita que eventos culturais são importantes para toda classe trabalhadora de uma forma geral”. Esta parceria reforça o compromisso do Sindipetro com o fortalecimento da cultura e da arte na cidade, entendendo que tais eventos são fundamentais para o desenvolvimento social e cultural da população.

A integrante do Núcleo Feverestival, Bruna Schroeder, lembra que a parceria já tem 8 anos e foi fundamental na 12ª edição do Festival: “A parceria entre o Sindipetro e o Feverestival começou em 2016. Foi uma parceria crucial para o Feverestival acontecer, já que naquele ano não tínhamos recursos para sua realização. A partir daí seguimos com a parceria ano após ano ininterruptamente, sempre buscando novos formatos que fizessem sentido para essa relação entre o Feveres e o Sindipetro”.

Além disso, Schroeder também citou a importância de uma parceria com uma instituição que luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras: “Temos muito orgulho dessa parceria com o setor sindical dentro da nossa história e de levantar essa bandeira, porque a gente acredita e defende muito a importância dos sindicatos. O Sindipetro é um parceiro antigo e importante para a projeção do festival na cidade de Campinas e sua continuidade”. 

Desde sua criação em 2003, o Feverestival tem desempenhado um papel crucial na vida cultural de Campinas. Originalmente organizado por artistas independentes e coletivos teatrais, o festival surgiu como uma resposta à efervescência cultural do mês de fevereiro em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A mostra, que inicialmente visava o compartilhamento de pesquisas entre artistas locais e internacionais, cresceu e se tornou um evento de grande porte, reconhecido pela sua diversidade artística e impacto cultural.

Programação

Nesta 18ª edição, o Feverestival mantém sua tradição de diversidade e qualidade. A programação inclui espetáculos que vão desde clássicos do teatro brasileiro, como “Auto da Compadecida” do Grupo Maria Cutia, até produções internacionais como “Histórias Recicladas” do grupo Urraka, da Argentina. Haverá também atividades imersivas em locais como a Estação Cultura e a Casa de Cultura Tainã.

A maioria dos eventos do Feverestival é gratuita, e quando há cobrança de ingressos, o valor máximo é de R$ 30,00. Isso garante que o festival seja acessível a um público amplo e diversificado. Além disso, o festival continua a investir em medidas de acessibilidade, como tradução em Libras e audiodescrição, garantindo que todos possam participar e apreciar os eventos. Os filiados do Sindipetro Unificado têm direito a ingressos gratuitos. Basta entrar em contato com a secretaria do sindicato através do telefone: (19) 3743-6144.

Para conferir a programação completa e baixar o guia de bolso em PDF, acesse os links abaixo:

– [Programação Completa]

– [Guia de Bolso em PDF]

Para mais informações sobre o festival e sua história, visite o [site do Feverestival].

Posts relacionados

Sindipetro Unificado e Grupo de Dança Ouro Negro realizam Sarau em Campinas

Vitor Peruch

Dica cultural: Sindipetro recebe 1ª edição da Feira Pavê e Feira de Discos de Barão

Vitor Peruch

Dica cultural: explorando o novo Museu do Ipiranga

Vitor Peruch