Candidatos ao Conselho da Petros participam de assembleias na Regional Campinas

Além do debate com os candidatos, petroleiros da Replan estão rejeitando a 1ª contraproposta de ACT apresentada pela Petrobrás

Assembleia Replan
Candidato ao Conselho Deliberativo da Petros, Vinicius Camargo, e os demais candidatos da chapa Unidade Para o Futuro da Petros discursaram para os petroleiros e petroleiras (Foto: Vítor Peruch)

Na manhã desta quinta-feira (21), em assembleia realizada na Refinaria de Paulínia (Replan), que contou com a forte presença de trabalhadores do Horário Administrativo (HA) e da Transpetro, os candidatos ao Conselho da Petros apresentaram suas principais propostas à categoria. Estiveram presentes os candidatos ao Conselho Deliberativo Radiovaldo Costa (aposentado, Chapa 65) e Vinícius Camargo (da ativa, Chapa 66); e ao Conselho Fiscal, Silvio Sinedino (aposentado, Chapa 51). 

Além disso, os petroleiros da Replan e da Transpetro também recusaram por unanimidade a contraproposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) apresentada pela Petrobrás na última semana e aprovaram a AMS como tema central da campanha reivindicatória, o estado de Assembleia Permanente e a paralisação conjunta na luta contra a privatização de serviços essenciais em São Paulo.

Confira aqui o Edital de Convocação das Assembleias de campanha reivindicatória

Campinas

Ontem (20), às 14h, a direção do Sindipetro Unificado promoveu uma assembleia na Sede da Regional Campinas, reunindo aposentados, pensionistas e anistiados para discutir temas relevantes para a categoria. 

O encontro também contou com a presença dos candidatos ao Conselho Deliberativo da Petros da chapa 65, Radiovaldo Costa, e da chapa 66,  Vinícius Camargo, bem como dos candidatos ao Conselho Fiscal da Chapa 51, João Antonio de Moraes e Silvio Sinedino. Eles ressaltaram a importância da participação de todos os petroleiros na eleição que ocorrerá de 25 de setembro a 9 de outubro.

Assembleia aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas se reuniram nesta quarta-feira (20) para assembleia realizada na sede da Regional Campinas (Foto: Guilherme Weimann)

Ao final da assembleia, os petroleiros rejeitaram por unanimidade a contraproposta do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) apresentada pela Petrobrás na última semana, aprovaram também por unanimidade a confirmação da AMS como tema central da campanha reivindicatória, além da aprovação do estado de Assembleia Permanente e as paralisações conjuntas na luta contra as privatizações de serviços essenciais do estado de São Paulo – Sabesp, Metrô e CPTM..

LEIA MAIS: Confira aqui o Edital de Convocação das Assembleias de campanha reivindicatória

Petros

Tema muito debatido nas duas assembleias, a eleição da Petros marca a unidade da categoria petroleira, com candidatos apoiados por diversas representações dos trabalhadores, incluindo a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

O candidato titular ao Conselho Fiscal pela Chapa 51, Silvio Sinedino, fez um alerta sobre a quantidade de votos: “Tradicionalmente a categoria vota muito pouco. Nós somos 132 mil eleitores em potencial, mas acho que nunca chegamos a 35 mil votantes. Então não vamos deixar de votar. O patrimônio da Petros é nosso. Não existe um centavo da Petros que não seja do trabalhador. Metade colocamos direto do nosso bolso e a outra metade a Petrobrás colocou em nosso nome como salário indireto”.

O ex-coordenador geral da FUP e atual diretor do Sindipetro Unificado, João Antônio de Moraes é o suplente de Sinedino na Chapa 51 e comentou sobre a composição dessa chapa unitária: “Ao longo dessas várias eleições da Petros, tivemos o dissabor da derrota por nos dividirmos. Esse ano, através do diálogo, conseguimos fazer um esforço de compor uma chapa unitária e agora chegou a vez da categoria também se unir para conseguirmos uma votação expressiva”. 

O candidato titular ao Conselho Deliberativo pela Chapa 66, Vinicius Camargo,enxerga uma oportunidade pelo momento político atual: “O mercado tem total interesse em acabar com a Petros para administrar o patrimônio que temos lá. Mas unimos esforços e vimos uma oportunidade, através de um ponto de vista estratégico e também pelo resultado das eleições [de 2022] para compor uma chapa que consiga reconquistar direitos para a categoria”. 

O também candidato titular ao Conselho Deliberativo, mas pela Chapa 65, Radiovaldo Costa, comentou sobre a mudança da percepção da categoria diante do tema previdenciário: “Essa é uma eleição diferenciada das anteriores, as pessoas não queriam falar sobre Petros, não entendiam. Agora a Petros é uma das principais pautas da categoria, pois estamos todos assustados com os equacionamentos. Por força da dificuldade, aumentou significativamente o número de pessoas que estão engajadas e querem entender”. 

Eleição e indicação do Unificado

Na eleição, estão em disputa duas vagas para o Conselho Deliberativo e uma vaga para o Conselho Fiscal. 

No Conselho Deliberativo, uma vaga deve ser obrigatoriamente preenchida por um assistido (aposentado) e a outra vaga pode ser de um participante da ativa ou assistido. Mas, atenção: apesar de haver duas vagas no Conselho Deliberativo, cada eleitor só vota em uma dupla. Já no Conselho Fiscal, a única vaga é obrigatoriamente para candidatos assistidos.

A indicação do Sindipetro Unificado é para que os assistidos votem nas chapas 65 e 51, enquanto os trabalhadores da ativa votem nas chapas 66 e 51.

Confira os candidatos da chapa UNIDADE PARA O FUTURO DA PETROS:

Conselho Deliberativo

Chapa 65 – Radiovaldo Costa (Sindipetro-BA) e Getúlio da Cruz (Astape-BA) – Candidatos Assistidos

Chapa 66 – Vinícius Camargo (Sindipetro-RJ) e Rafael Prado (Sindipetro-SJC) – Candidatos Ativa

Conselho Fiscal

Chapa 51 – Silvio Sinedino (Sindipetro-RJ/AEPET) e João Antonio de Moraes (Sindipetro Unificado) – Candidatos Assistidos

Posts relacionados

Após problemas na suspensão da cobrança dos empréstimos, atendimento está regularizado

Maguila Espinosa

Após cobrança, Petros amplia público elegível para suspensão temporária de contrato

Vitor Peruch

Responsabilidade Social promove ação solidária de Natal na Replan

Vitor Peruch