Enquanto a gestão celebra recordes, carta anônima de petroleiro expõe o descaso com quem opera a Replan

Por Bronca do Peão*
Falar em “Indústria 4.0” e “gestão moderna” é lindo nos telões dos prédios administrativos, né? Aquela ala que vive em reforma, ostentando cadeira de grife e ar condicionado perfeito. Mas para quem bota a maior refinaria do país para rodar 24h por dia, 365 dias por ano, a realidade é de dar dor nas costas — literalmente.
O prédio da CCI foi reformado há quase 20 anos. De lá para cá, o operacional só recebeu promessa e descaso.
O que sobrou das cadeiras da sala de controle é um monumento ao ridículo: estofado rasgado, remendado com grampo, faltando pedaço e chutando qualquer norma de ergonomia para o espaço!
A situação tá tão deplorável que a CCI virou terra sem lei:
Petroleiro tendo que “roubar” cadeira de outra área de madrugada.
Intriga, fofoca e briga de foice por causa de assento que preste.
Projetos de ergonomia mofando na gaveta da chefia.
É uma vergonha internacional!
A gerência enche o peito para falar de recorde de refino, mas não tem a capacidade de garantir onde o operador sentar.
Fica o aviso para a chefia: os slides bonitos de PowerPoint não operam a Replan.
Respeitem o operacional!
Queremos cadeiras decentes antes que a coluna de todo mundo trave de vez!
*Carta escrita por petroleiro que preferiu não se identificar
