Trabalhadores debatem transição energética em seminário nacional no Sindipetro SP

Evento contará com a participação de Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, e de dirigentes do Sindipetro Unificado

O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, estará entre os participantes do Seminário (Foto: Roberto Parizotti/ CUT)

A Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia realiza, no dia 27 de outubro, o Seminário Nacional “Realidades e Perspectivas da Transição Energética na Ótica dos Trabalhadores”, das 9h às 17h, na sede do Sindipetro Unificado em São Paulo (Viaduto Nove de Julho, 160 – Centro Histórico).

A Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia é formada por movimentos populares, sindicatos e federações de diversas categorias, como o MAB, a FUP, o Sindipetro Unificado e outros Sindipetros do país, o Levante Popular da Juventude, além de entidades de engenheiros, eletricitários, urbanitários e educadores.

O encontro reunirá organizações sindicais, movimentos populares, pesquisadores e trabalhadores de diversas categorias para discutir os rumos da transição energética no Brasil sob o ponto de vista da classe trabalhadora. Entre os participantes confirmados estão José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, a pesquisadora da Unicamp, Marilane Teixeira, além de diretores do Sindipetro Unificado.

O seminário faz parte do processo de preparação para a Cúpula dos Povos, que acontecerá em Belém (PA), em novembro de 2025, e promete ser um marco na luta por um novo modelo energético baseado na soberania nacional, justiça social e ambiental.

Para o diretor do Sindipetro Unificado, Rodrigo Araújo, é fundamental que o debate sobre a transição energética envolva amplos setores da sociedade. “É de extrema importância envolver trabalhadores, trabalhadoras, comunidades, enfim, a sociedade civil, pra debater a transição energética e colocar a sociedade brasileira no centro do debate”, afirmou.

Araújo destacou ainda a relevância das presenças de Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, e Marilane Teixeira, pesquisadora da Unicamp, no seminário. Segundo ele, “o companheiro Sérgio Gabrielli como ex-presidente da Petrobrás e a companheira Marilane Teixeira, como pesquisadora da Unicamp, trarão elementos pro debate estratégico, pra que possamos envolver a Petrobrás no centro dessa nova oportunidade de reindustrialização e geração de empregos de qualidade pro povo brasileiro”.

Segundo os organizadores, o evento será um espaço de articulação, formação política e fortalecimento da unidade de ação, reafirmando o compromisso das entidades participantes com uma transição que priorize os interesses do povo e dos trabalhadores.

Acompanhe a cobertura do evento nas redes sociais do Sindipetro Unificado. 

Serviço

O quê: Seminário Nacional “Realidades e Perspectivas da Transição Energética na Ótica dos Trabalhadores”

Quando: 27 de outubro de 2025, das 9h às 17h

Onde: Sede do Sindipetro Unificado – São Paulo (Viaduto Nove de Julho, 160 – Centro Histórico, São Paulo/SP)

Posts relacionados

FUP no G20 Social: transição energética só é justa com soberania e participação social

Vitor Peruch

“Transição energética é resposta para um problema global”, diz especialista do INEEP

Vitor Peruch

A necessidade da Transição Energética Justa diante do cenário de caos climático

Vitor Peruch

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025