Em Congresso preparatório para o CONFUP, Sindipetro Unificado aprovou pautas reivindicatórias e reafirmou que não há reconstrução possível da Petrobrás sem os petroleiros

Unificado aprova pauta em defesa dos trabalhadores rumo ao CONFUP

Em Congresso preparatório para o XIX CONFUP, Sindipetro Unificado aprovou pautas reivindicatórias e reafirmou que não há reconstrução possível da Petrobrás sem os petroleiros

O Congresso do Unificado aprovou as pautas do sindicato para o XIX Confup, que ocorre entre os dias 3 e 6 de agosto. (Foto: divulgação)

Por Marcelo Aguilar

Aconteceu entre os dias 5 a 7 de julho, na sede de Campinas (SP), o Congresso dos Petroleiros e Petroleiras, que tinha a importante tarefa de aprovar as pautas que o Sindipetro Unificado levará ao XIX CONFUP (Congresso da FUP), que será realizado entre os dias 3 e 6 de agosto, no Instituto Cajamar, região metropolitana de São Paulo, com o tema “Energia para renovar o Brasil”. Nesse encontro, será construída a pauta reivindicatória proposta pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos para o Acordo Coletivo de Trabalho (ATC).

“O Acordo Coletivo deste ano será o primeiro negociado num ambiente pacífico, de uma Petrobrás que volta a querer crescer, ser impulsionadora do país, que olha mais para a população que os acionistas e que sabe que precisa cuidar dos seus trabalhadores e trabalhadoras, tanto próprios quanto terceirizados para poder crescer”, afirma a nova Coordenadora Geral do Sindipetro Unificado, Cibele Vieira.

Veja os principais pontos aprovados:

 

AMS

AMS será um dos temas prioritários da negociação do acordo coletivo. Após a importante conquista da suspensão dos descontos abusivos, o próximo passo será definir o custeio. O Unificado defende a volta do 70×30, com 70% dos gastos cobertos pela Companhia e os 30% restantes cobertos pelos beneficiários titulares. Também reivindica a mudança da margem e rediscussão do índice de reajuste, que tem ficado muito mais alto que a inflação, o que tem feito com que a AMS fique cada vez mais cara para os trabalhadores.

Turnos

O Unificado defende a troca de turno por média e não por tempo medido e a elaboração de um acordo nacional da tabela. A FUP e seus sindicatos devem buscar a negociação com a Companhia de um Acordo Nacional de Paradas de Manutenção.

Reajuste

Inflação + perdas salariais dos últimos anos

Diversidade e igualdade

Combate a assédios no ACT, melhorias na licença adoção, PAE e possibilidade de acompanhar dependentes no cuidado à saúde. Para estimular a entrada de mulheres, incluir ser mulher como critério de desempate da nota do concurso da Petrobrás e subsidiárias.

Teletrabalho

Propomos uma maior flexibilidade da escala presencial ou virtual, considerando o fim do bate e volta. Controle de jornada e regras negociadas com os sindicatos. Trazer todo o regramento proposto pela FUP para o teletrabalho ao ACT.

Remuneração variável

Lutaremos pelo fortalecimento da PLR, rumo a uma PLR mais justa e ao fim do PP. É necessário juntar os planos de cargos (PCAC e PCR) num plano só, regrando o PCR e fortalecendo a progressão automática.

Relações sindicais

Fortalecimento dos sindicatos através do aumento das liberações e garantindo direto à realização e comparecimento em assembleias. Que o ACT garanta que não haja negociação individual no Sistema Petrobrás, protegendo a negociação coletiva como prioridade e eixo da interlocução com a empresa.

Identidade petroleira

Garantir no ACT medidas que fortaleçam o sentimento de pertencimento dos petroleiros e petroleiras. Que todos e todas tenham pelo menos um jaleco. Intercâmbio de atividades afins entre unidades. Volta ao programa de Visitas e atividades de integração

Efetivo

Consagração do fórum do efetivo, realização e convocação dos concursos.

Terceirizados

Garantia de piso salarial e referência de benefícios. Garantir periculosidade e a volta do fundo garantidor.

 

Posts relacionados

Petrobrás abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Vitor Peruch

Petroleiras da FUP se reunem com diretora Clarice para tratar sobre retorno do Edisp

Maguila Espinosa

CD da FUP reafirma luta pela isonomia e indica rejeição da contraproposta de PLR

Maguila Espinosa