Vai trabalhar, vagabundo!

Isso, você mesmo, está pensando o quê? Vai ficar de mimimi e pedir atestado médico, seu malandro?

É assim que a gerência da Petrobrás vê o funcionário que tem algum problema de saúde. Essa atitude já havia sido explicitada pelo gerente executivo do Compartilhado, que em uma palestra disse que muita gente apresentava “atestado Bombril”.

O tamanho do desrespeito, agora, ficou ainda mais caracterizado durante o treinamento chamado “Atendimento Na Palma Da Mão”, em que uma ilustração mostra pessoas aguardando atendimento médico (provavelmente, vagabundos como você, na opinião da empresa) e o texto diz que “alguns estão procurando atendimento, mas a maioria, na realidade busca o atestado que comprove a gripe e permita a ida para a casa (afastamento)”.

Pois é, malandro, pensa que você engana os espertalhões do Dacorp?

Para o diretor do Unificado Tiago Franco “isso até poderia ser entendido como uma formulação infeliz se não fizesse parte de uma repetitiva estratégia de desacreditar as pessoas que buscam ajuda médica. Esse tipo de comportamento agrava o sofrimento de quem está com uma enfermidade e fica receoso de buscar auxílio médico por ser desacreditado e até perseguido ou assediado moralmente”.

O Unificado encaminhou o conteúdo das ilustrações para seu setor jurídico e está estudando entrar com uma denúncia no Ministério Público do Trabalho.