Em momento histórico, Márcia Cristina Andrade passa a ser a primeira mulher negra a dirigir uma refinaria da Petrobrás

A Refinaria de Capuava, em São Paulo, será dirigida por uma mulher negra: a engenheira Márcia Cristina Andrade. Após o ato solene, ocorrido nesta quarta-feira (26/07), Márcia é a primeira mulher negra gerente geral de uma refinaria do Sistema Petrobrás. É uma grande conquista, todo um marco e um sintoma de novos tempos para a empresa e para o Brasil.
A nova gerente, expressou: “Sei da imensa representatividade que trago comigo. Estou representando cada mulher que em sua profissão ainda encontra um ambiente de trabalho com oportunidades desiguais. Mas há outra característica em mim que me assemelha à maioria da população brasileira: eu sou negra, e estar aqui, tomando posse desta importante função, é um marco”.
“Quando a gente saúda a primeira mulher negra a ser Gerente Geral de uma refinaria não é simplesmente porque a gente quer mais mulheres no espaço. É porque isso na composição da diversidade traz uma visão diferente em como conduzir essa empresa”, afirmou a coordenadora geral do Sindipetro Unificado, Cibele Vieira.
E acrescentou: “Não vão ser poucos os desafios que você vai ter que encarar, mas pode saber que nessa luta você conta com a gente, conta com nós mulheres, que passamos as coisas que a gente passa e sabemos como é difícil. A gente te acolhe, Márcia”.
Por último, a dirigente petroleira afirmou: “Eles tentaram atacar a gente perante a opinião pública, porque eles sabiam que para conseguir entregar o petróleo brasileiro tinham que passar pela categoria petroleira, só que não conseguiram. E é por isso que a gente está nesse momento aqui hoje, e por isso nos enche de orgulho estar aqui”.