Sindipetro Unificado convoca atos na Recap e Replan no Dia Nacional dos Aposentados

Nesta quarta-feira (24), petroleiros das refinarias Recap e Replan se unem em defesa dos participantes da Petros, contra os equacionamentos abusivos que afetam a categoria

Petroleiros realizarão novos atos por todo Brasil contra os equacionamentos da Petros (Foto: FUP)

Nesta quarta-feira (24), Dia Nacional dos Aposentados, o Sindipetro Unificado convoca os petroleiros da Refinaria de Capuava (Recap) e da Refinaria de Paulínia (Replan) para atos simultâneos em suas respectivas unidades, às 8h. O objetivo é reforçar a mobilização nacional em defesa dos participantes da Petros e protestar contra os equacionamentos abusivos que impactam negativamente a vida dos trabalhadores.

Enquanto parte da categoria petroleira se unirá no Rio de Janeiro (RJ) para exigir uma solução definitiva para os Planos de Equacionamentos dos Déficits da Petros (PEDs), os petroleiros da Recap e Replan marcarão presença em suas próprias refinarias, destacando a importância regional desses atos.

A iniciativa visa expressar a indignação da categoria diante da falta de avanços concretos, mesmo após um ano de mudanças na gestão da Petrobrás.

O diretor do Sindipetro Unificado, Rodrigo Araújo, afirma que é fundamental a união neste momento: “Estamos buscando maneiras de solucionar essa questão. A FUP e os sindicatos estão em contato com a SEST para tentar negociar a CGPAR, buscando retomar para 70×30 o custeio da AMS e diminuir os equacionamentos na Petros, além de cobrar  aporte da Petrobrás referente a valores que estão sendo pagos  unilateralmente pela Petros, decorrentes de decisões e ações da gestão do Plano de Previdência e da Petrobrás. Mas neste momento, é importante que a categoria esteja unida e entenda que é um problema que afeta a todos, não somente os aposentados e pensionistas”.

A persistência dos descontos abusivos, especialmente sobre aposentados e pensionistas da Petros, torna urgente a demanda por uma solução efetiva. A situação financeira das famílias petroleiras está em jogo, e a categoria reafirma que não aceitara mais arcar com contas sem que a Petrobras assuma sua responsabilidade e sem uma solução definitiva.

Nesse contexto, a mobilização ganha força ao agregar os atos locais das refinarias Recap e Replan à convocação nacional da FUP e sindicatos. “É um momento crucial para aumentar a pressão e exigir, de uma vez por todas, uma solução definitiva para os desafios enfrentados pelos participantes e assistidos pela Petros”, afirma Araújo.

Transporte

O Sindipetro Unificado oferecerá transporte gratuito para os aposentados que desejarem ir ao ato que será realizado na Refinaria de Paulínia. Para confirmar presença, o aposentado deve informar que tem interesse no transporte até 15h do dia 23/1, entrando em contato através do telefone (19) 3743-6144.

A concentração ocorrerá na sede da Regional Campinas, a partir das 6h, com saída prevista dos ônibus para as 6h30. 

Posts relacionados

Vitória: Justiça do Trabalho determina execução do “Processo dos Feriados” da Replan

Vitor Peruch

Conselheiro da Petros se reúne com aposentados em Mauá e São Paulo

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado convoca setoriais para debater alimentação na Replan

Maguila Espinosa