Sindipetro-SP obtém extensão da liminar de tabelas de turno de 12 horas para a Recap

A ação discute a interpretação da cláusula 52 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, possibilitando o cumprimento das tabelas escolhidas pelos trabalhadores

A estatal deve ser notificada sobre a decisão até o fim desta segunda-feira (4) (Foto: Agência Petrobrás)

Na última sexta-feira (1), o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) ingressaram com pedido no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para inclusão no processo e extensão da liminar que define a manutenção das tabelas de turno de 12 horas para unidades da Petrobrás, dentre elas, a Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá, sem que isso implique na concordância com a legalidade das tabelas praticadas até 31/1/2020.

Deferida em 25 de fevereiro, a liminar que determina a implementação das tabelas de 12 horas, contemplava as unidades da estatal em Cubatão, pertencentes ao Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) e outros sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Na decisão liminar, o relator da ação, Ministro Alexandre Belmonte, já havia determinado o mantimento das tabelas de 12 horas, o que foi descumprido pela companhia. Com a nova decisão, a empresa será multada em R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

A Petrobrás deverá ser intimada ainda nesta segunda-feira (4) sobre a decisão.

As tabelas de 12 horas foram implementadas durante a pandemia de covid-19 em todas as unidades da Petrobrás.

Posts relacionados

Unificado obtém vitória judicial sobre o passivo da antiga tabela de turno da Replan

Maguila Espinosa

ACT do Sistema Petrobrás assegura ganho real no reajuste de setembro

Vitor Peruch

Veja os principais temas tratados pela FUP na Comissão de SMS do Sistema Petrobrás

Maguila Espinosa