Sindipetro-SP doa cestas básicas a trabalhadores que estão há 60 dias sem receber

Além das 39 cestas doadas pelo Sindipetro-SP, outras 27 foram compradas a partir de iniciativa de trabalhadores próprios da refinaria

Sindipetro-SP também cobra regularização da situação dos trabalhadores terceirizados na Replan (Foto: Arquivo Sindipetro-SP)

Por Andreza de Oliveira

Na tarde desta segunda-feira (06), o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) realizou a entrega de 39 cestas básicas a trabalhadores terceirizados da Refinaria de Paulínia (Replan) que estão há mais de 60 dias sem receber.

Terceirizando serviços de apoio ao Laboratório, limpeza e manutenção predial para o maior ativo da Petrobrás há dois meses, a GM Junger Diamond Company Service Ltda está em débito com 115 trabalhadores terceirizados da Replan.

Devido ao extremo da situação, funcionários terceirizados da empresa buscaram por auxílio do Sindipetro-SP, que passou a intermediar o caso e exigir a regularização dos direitos destes trabalhadores.

Leia também: Com gasolina a R$ 7, trabalhadores da maior refinaria do país não recebem há 60 dias

Para sanar, temporariamente, as necessidades básicas dos trabalhadores que não estão recebendo, o Sindipetro-SP levantou uma lista com nomes de quem precisaria do auxílio com cestas básicas, e recebeu 39 assinaturas.

Iniciativa semelhante também foi adotada por trabalhadores próprios da Replan, que se solidarizaram com os companheiros terceirizados e levantaram, através de doações coletivas, quantia para a compra de mais 27 cestas básicas.

O que diz a GM?

Além da falta de pagamento para os trabalhadores terceirizados, a GM também não pagou o refeitório, transporte e o aluguel do veículo responsável por deslocar seus funcionários dentro da refinaria.

A empresa informou na última semana que regulamentaria o atraso dos pagamentos até esta segunda-feira (06), mas até o momento o Sindipetro-SP não obteve informações sobre este acerto.

Salário de Silva e Luna equivale a mão de obra de 230 trabalhadores

Por falta de patrocínio, atleta paralímpico vira entregador de aplicativo em Paulínia

Na Replan, petroleiros decidem cortar apoio operacional e retomar mobilizações