Sindipetro participa de ato pelos 70 anos do DIEESE em Diadema

Diretores destacaram papel do instituto na assessoria técnica ao movimento sindical e à FUP nas negociações com a Petrobrás

“Diretor do Sindipetro Unificado e da FUP, Juliano Deptula, ao lado do vereador vereador Gel Antônio (PT) que convocou a solenidade em homenagem ao DIEESE (Foto: Adonis Guerra)

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (28) ato solene em homenagem aos 70 anos de fundação do DIEESE. A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Diadema, na Avenida Antônio Piranga, 474, Centro, a partir das 9h. O evento foi solicitado pelo vereador Gel Antônio e organizado pelo Escritório Regional do DIEESE em São Paulo (ER-SP).

Representando o Sindipetro Unificado, estiveram presentes os diretores Renato Felippe e Juliano Deptula. Durante o ato, Deptula destacou a importância histórica e estratégica do instituto para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

“O DIEESE é um órgão muito importante para o movimento sindical. É importante fazer um resgate e saudar que há 70 anos os trabalhadores e trabalhadoras que ousaram sonhar que era possível fazer um instituto de estatística e desenvolvimento socioeconômico para contrapor o que a burguesia pregava e prega até hoje para a sociedade brasileira, afrontando qualquer tipo de organização dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o diretor.

Papel estratégico na FUP

Deptula ressaltou ainda o trabalho de assessoria que o DIEESE presta à Federação Única dos Petroleiros (FUP) nas negociações com a Petrobrás. “Na FUP temos a sorte de ter o DIEESE nos assessorando, temos o Cloviomar como um dos assessores que mandou um abraço a todos presentes e a gente não tem como não reconhecer a importância e o papel que o DIEESE tem na estruturação da nossa argumentação, na estruturação da nossa linha de raciocínio, na realização das pesquisas para contrargumentarmos a gestão da Petrobrás. Então o papel do DIEESE hoje é fundamental”, completou.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos foi fundado em 1955 e desde então produz estudos técnicos, pesquisas e dados estatísticos que fundamentam as negociações coletivas e as políticas sindicais no país.

 

Posts relacionados

COP30: petroleiros expõem contradições da transição energética e da agenda “no oil”

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado debateu Inteligência Artificial em Seminário online

Maguila Espinosa

Após impeachment, parcela da Petrobrás na economia brasileira cai 34%

Guilherme Weimann

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025