Sem diálogo com entidades sindicais, Petrobrás anuncia retorno ao trabalho presencial

Dividido em três fases, todo o retorno presencial dos petroleiros em teletrabalho está previsto para ocorrer até o início do próximo ano; Entidades sindicais não fizeram parte das discussões

Empresa ainda realizará seis reuniões até o próximo mês para discutir retomada presencial dos trabalhadores pertencentes aos edifícios fechados durante a pandemia (Foto: André Motta/Agência Petrobrás)

Por Andreza de Oliveira

Na primeira semana de setembro, a Petrobrás informou, por ofício encaminhado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), que retornará, a partir de 1º de outubro, com as atividades presenciais para petroleiros que estiverem em teletrabalho.

Segundo a empresa, a medida faz parte da retomada gradual das atividades presenciais da companhia após o avanço da vacinação contra a covid-19 e será dividida em três fases, denominadas ondas. A Onda 1 contemplará 20% do efetivo administrativo de cada unidade do sistema a partir de outubro. A segunda, com a volta de 30% dos trabalhadores, está prevista para novembro e a Onda 3 tem previsão para dezembro, com a retomada de 40% do efetivo.

Na primeira fase será priorizada a volta presencial dos trabalhadores que estiverem completamente imunizados com a segunda dose da vacina contra covid-19. Sem especificar quais comorbidades e critérios considerou, a empresa informou que petroleiros pertencentes aos grupos de riscos só voltarão em situações excepcionais, já as trabalhadoras gestantes permanecerão em teletrabalho.