Petrobrás usa avaliação de saúde ocupacional para especular sobre teletrabalho

Fora de contexto, questões sobre home office são introduzidas em avaliação periódica

Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Usina Termelétrica (UTE) Luiz Carlos Prestes, em Três Lagoas (MS), apontam que a Petrobrás incluiu questões relacionadas ao teletrabalho em um questionário que serve (ou deveria servir) exclusivamente para atualizar o atestado de saúde ocupacional.

Na apresentação da avaliação de saúde, que precede o exame clínico obrigatório para todas as empresas, a companhia define que o objetivo é “ampliar o conhecimento sobre a situação do trabalhador e nortear condutadas para o seu acompanhamento”.

Porém, questões como a análise sobre os aspectos negativos ou positivos do teletrabalho mais parecem uma pesquisa para efetivação das medidas do que a respeito das condições físicas e psicológicas dos petroleiros, aponta o técnico de operação e diretor de base do Sindipetro-SP (Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo) Albérico Filho.

“Principalmente pelo momento que vivemos, os companheiros não quererem se indispor e apontar que não se adaptam ou não gostam do home office e essas questões não fazem sentido algum num formulário sobre saúde laboral. Nossa preocupação é que a empresa utilize esses dados para impor um regime de trabalho”, explica.

Um dos principais problemas que o sindicato enfrenta nessa e em outras questões é a intransigência da direção da empresa, como aponta a diretora do Unificado, Cibele Vieira.

“O problema é que hoje não tem regra para o teletrabalho, isso é imposto unilateralmente pela empresa sem passar pelo sindicato”, afirma.

Mais uma tragédia de Bolsonaro

A primeira regulamentação de teletrabalho veio com a reforma trabalhista. Até então, a norma trabalhista determinava que essa relação deveria passar por uma negociação, individual ou coletiva, entre trabalhador e empresa.

Porém, com a Medida Provisória 927, de 2020, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou a pandemia para autorizar que as companhias colocassem os trabalhadores em teletrabalho mesmo sem qualquer diálogo. E é com base nessa medida que a Petrobrás tem atuado, indo contra o ACT (Acordo Coletivo), conforme aponta o assessor jurídico do Unificado, Francisco Coutinho.

“Apesar de não abordar diretamente o tema, o documento prevê que qualquer forma de trabalho não esteja presente no acordo tem de ser negociada”, alerta.

Sindipetro Unificado convoca reunião setorial com trabalhadores do administrativo

Exportação de óleo marítimo amortece prejuízo da Petrobrás no último trimestre

Em plena pandemia, gestão da Petrobrás ignora a categoria e impõe perda de direitos