• Unificado

Petrobrás reduz indevidamente salário de seus trabalhadores administrativos

Dando andamento ao processo por redução injusta de salários dos profissionais do administrativo da Petrobrás, João Antonio Faccioli, advogado trabalhista que assessora o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), atualiza a categoria sobre as negociações.

Com vigência até 31 de agosto deste ano, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos petroleiros é a principal contradição para as reduções de pagamentos realizadas pela Petrobrás, visto que, por ele é vedado qualquer tipo de diminuição salarial sem o consentimento do trabalhador e sem a participação do sindicato na negociação coletiva.

Utilizando como argumento a Medida Provisória 936 (que permite a redução de jornada e salário, assim como a suspensão dos contratos de trabalho, durante a crise de covid-19) o juiz responsável pelo caso indeferiu a liminar do Sindipetro Unificado-SP. Decisão sem nexo para Faccioli, que explica que a MP não se aplica ao trabalhador de sociedade econômica mista, como é o caso da Petrobrás.

Assim sendo, um pedido de reconsideração foi realizado por parte do Sindipetro Unificado-SP, contudo, o juiz continuou por indeferir a liminar. Deste modo, foi dado andamento a um mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região na tentativa de deferir a liminar. A expectativa é que até a próxima semana haja novas respostas sobre o andamento do processo.

Abaixo, vídeo de João Faccioli com maiores detalhes: