Petrobrás paga R$ 24 bi aos acionistas, mas propõe apenas 5% de reajuste à categoria

No mesmo dia da distribuição de dividendos bilionários, empresa propõe aumento salarial equivalente a menos da metade da inflação acumulada; FUP indica rejeição das propostas

petrobrás
Petroleiros opinarão sobre as propostas em assembleias que serão realizadas até o dia 8 de julho (Foto: Marcelo Aguilar)

Com informações da FUP

Na última segunda-feira (20), dois fatos se mostraram paradigmáticos das prioridades da atual gestão da Petrobrás. Nesse dia, a empresa distribuiu a primeira parcela da remuneração aos acionistas, aprovada em maio, no valor de R$ 24,25 bilhões – no total, os acionistas receberão R$ 48,5 bilhões –, mas ofereceu apenas 5% de reajuste salarial aos seus trabalhadores.

A porcentagem é menos da metade da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está em 11,73%. Além disso, o setor de Recursos Humanos da Petrobrás sugeriu retirar o plano de saúde dos trabalhadores (AMS) do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Por isso, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniu virtualmente ontem (22) e deliberou pela rejeição da proposta feita pela companhia. Além disso, indicou a realização de assembleias, até o dia 8 de julho, para que os petroleiros possam ratificar o repúdio aos itens apresentados.