Petrobrás confirma venda de campo de Carmópolis, em Sergipe

Companhia irá se desfazer de sua participação e incluirá outras 10 concessões na região

Governo segue trilha de destruição do patrimônio nacional (Foto: Agência Brasil)

A Petrobrás anunciou que assinou o contrato para a entrega total de sua participação no campo terrestre de Rabo Branco, o maior do país, na Bacia Sergipe-Alagoas, em Carmopólis, que possui 11 estações de tratamento e 230 km de gasodutos e oleodutos.

Responsável pela produção de 10 mil barris de óleo e 73 mil metros cúbicos ao dia, até setembro deste ano, o ativo tem valor estimado em 1,7 bilhão de barris em sua reserva.

Descoberto em 1963, já foi considerado um dos maiores petrolíferos da América Latina e foi essencial para impulsionar a atividade exploratória no país e permitido a descoberta do primeiro campo em mar localizado na Bacia de Sergipe.

O negócio fechado por US$ 1,5 milhão junto à Energizzi Energia do Brasil no último dia 11, no Rio de Janeiro, não para por aí. Também entrarão no pacote da companhia outras 10 concessões de áreas da Bacia Sergipe-Alagoas: Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho.

Segundo a empresa, a finalização do acordo está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, tais como o não exercício de direito de preferência pela atual consorciada Petrom Produção de Petróleo e Gás Ltda. (Petrom) e a aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a Petrobrás, a operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra profundas, tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

Em outras palavras, sob gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro da Economia Paulo Guedes, tudo que não for pré-sal, corre o risco de ser entregue ao capital estrangeiro.

Leia também: CUT lança campanha em defesa das estatais

Posts relacionados

Sindipetro assina acordo para tabela de 12 horas em Barueri, Guarulhos e São Caetano

Luiz Carvalho

Com foco no jornalismo, Sindipetro-SP amplia público próprio e republicações

Guilherme Weimann

Plataformas em Singapura devem tirar quase 100 mil empregos do Brasil

Luiz Carvalho

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique aceitar se você está de acordo ou pode cancelar, se desejar. Aceito Ler Mais

Política de Privacidade