Apesar da necessidade, vagas para 24 áreas de formação não contemplam profissionais de nível técnico e médio

Por Andreza de Oliveira
Estão abertas, até às 18h da próxima quarta-feira (05), 757 vagas para profissionais de nível superior na Petrobrás entre áreas de engenharia, geologia e geofísica. O concurso é o primeiro em três anos e não agrega trabalhadores de nível técnico e médio.
Com salários iniciais de R$ 11,7 mil, 8% das vagas estão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para pretos e pardos. As inscrições custam uma taxa de R$ 79,83 e podem ser realizadas pelo site da Cebraspe.
Leia também: Na mira dos desinvestimentos, Petrobrás reabre inscrições para PDV
Para o petroleiro e diretor do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro-SP), Juliano Deptula, a ação da empresa é estranha visto que, diversos trabalhadores de unidades de operação têm reclamado de baixo efetivo. “Causa estranheza a Petrobrás não chamar profissionais de nível técnico, com tanta demanda que tem”, explica.
De acordo com ele, esses trabalhadores têm sentido impacto ao precisarem trabalhar além do horário e, algumas vezes, em dias de folga. “As unidades têm reclamado da necessidade de realização de serviços fora do horário e com carga pesada. É importante o concurso de nível superior, mas as áreas técnicas ainda precisam de gente”, conclui.