PEC do Estado de Emergência pode abrir espaço para privatização da Petrobrás

Parlamentares da oposição e petroleiros acreditam que Arthur Lira (PP-AL) pode criar projeto para derrubar controle acionário da empresa pela União

petrobras
Privatização da Petrobrás é estratégia desesperada diante da derrota eleitoral, avaliam parlamentares da oposição (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por José Eduardo Bernardes, especial para o Sindipetro-SP | Edição: Guilherme Weimann

A privatização da Petrobrás, a maior empresa de capital aberto do Brasil, não está descartada há menos de 100 dias para uma das eleições mais complexas da história do país. Projetos que circulam no Senado e na Câmara dos Deputados podem servir como trampolim para o que trabalhadores do setor do petróleo consideram um verdadeiro “desastre”.

Entre as propostas que tramitam no Congresso Nacional, parlamentares chamam a atenção à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1, que ficou conhecida como PEC do Estado de Emergência, de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), aprovada pelo Senado na última quinta-feira (30).

Leia também: Oito motivos para ser contra a privatização da Petrobrás

A proposta substitui a PEC 16, conhecida como PEC dos Combustíveis, para, entre outros temas, abrir o caixa do governo federal a subsídios de programas sociais como o Auxílio Brasil, benefícios a caminhoneiros que podem chegar a R$ 1.000 e compensações aos estados pela redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para combustíveis como o etanol.

Ao criar o Estado de Emergência, o governo federal fica livre para aprovar recursos fora do teto de gastos e da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de driblar a legislação eleitoral, que impede a criação de benefícios para pessoas físicas em anos eleitorais.

Apesar da proposta – que agora segue para a Câmara dos Deputados – não tratar especificamente da “privatização” da empresa em sua formulação original, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) não descarta que essa seja a oportunidade que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deseja para colocar em ação seu plano de auxiliar a campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição deste ano.

O próprio Lira fala em utilizar algum instrumento para enfiar aí o processo de privatização da Petrobrás

Glauber Braga, deputado federal

Foram, inclusive, as recentes declarações do presidente da Câmara, que ameaçou a empresa com retaliações por conta dos seguidos aumentos nos preços dos combustíveis, que voltaram a colocar o tema da privatização da Petrobrás no debate nacional.

“Na Câmara, a expectativa é que eles vão apensar a PEC que está no Senado com a PEC 15, que trata do mesmo assunto. Num primeiro momento, nessas matérias, não teria especificamente o tema da privatização. Mas a gente não sabe o que pode surgir dos relatórios. Já há conversas de bastidores nas quais o próprio Lira fala em utilizar algum instrumento para enfiar aí o processo de privatização da Petrobrás”, explica Braga.

“[Lira] chegou a falar em uma reunião do Colégio de Líderes [da Câmara], em colocar o projeto de entrega do controle acionário numa matéria por maioria simples”, completa.

O discurso de Lira coaduna com o mal desempenho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas que antecedem o pleito deste ano. No último levantamento publicado pelo Datafolha, em 23 de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantinha a dianteira nas intenções de voto com 47%. Bolsonaro está 19 pontos percentuais atrás, com 28% – Ciro Gomes (PDT), o mais próximo dos dois principais candidatos, registrou 8%.

Em votos válidos, quando são excluídos da conta geral nulos e brancos, Lula chega a 53%, ante 32% de Bolsonaro, o que garantiria ao petista uma vitória ainda no primeiro turno.

Política de preços x Eleição

Desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, o país está mergulhado em uma grave crise política e econômica. E um dos principais elementos é a inflação direta ao consumidor, que no acumulado dos últimos 12 meses chegou a 11,73%, tendo os combustíveis como fator decisivo.

No mesmo período de 12 meses, o diesel teve alta de 51,04% e a gasolina teve aumento de 27,36% para os consumidores, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15 (IPCA-15). A variação se deve, principalmente, à política adotada pela empresa, ainda durante a gestão de Michel Temer na presidência, em 2016, quando foi instalado o preço de paridade de importação (PPI), que atrela o valor dos combustíveis nas refinarias nacionais às cotações do barril no mercado internacional, ao dólar e aos custos logísticos estimados de importação.