Nova gestão do Sindipetro Unificado é eleita com 99% dos votos

Petroleiros elegeram os representantes que conduzirão a direção do sindicato e o departamento de aposentados nos próximos três anos

votos
A nova gestão conta com 60 petroleiros na direção do sindicato, 36 no Daesp e 6 no conselho fiscal

Por Guilherme Weimann

Na manhã deste sábado (15), a Comissão Eleitoral realizou a apuração da eleição do Sindipetro Unificado (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul), ocorrida entre os dias 10 e 14 de julho. Com chapa única, a nova gestão foi eleita com cerca de 99% dos votos, o que permitirá que represente o sindicato nos próximos três anos.

Foram 1034 votos para a chapa da direção do sindicato, com 1023 votos a favor (98,94%) e 11 em branco. Já a chapa do Daesp (Departamento de Aposentados) recebeu 321 votos a favor (99,07%) e 3 em branco. “Houve uma grande participação, com o processo transcorrendo na normalidade. Desejamos um bom trabalho à nova gestão”, afirma o presidente da Comissão Eleitoral, Rogério Santarosa.

As principais pautas da nova gestão giram em torno do fortalecimento do sindicato, por meio da promoção de atividades que promovam a solidariedade e união entre os associados; da defesa da soberania nacional, principalmente da Petrobrás; do incentivo ao desenvolvimento sustentável, por meio da transição energética justa; da promoção da autonomia e independência sindical em relação a qualquer influência externa; e da valorização de todos os petroleiros e petroleiras, da ativa e aposentados.

A coordenação geral do Sindipetro Unificado, que na última gestão foi ocupada pelo petroleiro da Recap (Refinaria de Capuava) Juliano Deptula, ficará sob a responsabilidade de Cibele Vieira, que retorna à função após seis anos, já que entre 2014 e 2017 foi a primeira mulher à frente da entidade.

“A categoria nos reeleger para continuar conduzindo o sindicato é uma demonstração de um bom trabalho. Nesse último período, tivemos que enfrentar um período muito crítico de ataques aos nossos direitos, à nossa empresa e à democracia. Conseguimos resistir e agora precisamos avançar”, aponta Vieira.

A nova gestão conta com 60 petroleiros na direção do sindicato, 36 no Daesp e 6 no conselho fiscal.  A posse ocorrerá no próximo dia 26 de agosto, na Regional Campinas.

Posts relacionados

CD da FUP reafirma luta pela isonomia e indica rejeição da contraproposta de PLR

Maguila Espinosa

Petroleiras criticam aprovação da PEC do Estupro pela CCJ da Câmara

Maguila Espinosa

Sindipetro Unificado convoca trabalhadores da Emthos para assembleia

Maguila Espinosa