Família da pesada
Circulou em revistas e sites na semana passada informações sobre a ficha corrida de familiares da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A avó cumpriu pena por tráfico de drogas, dois tios estão envolvidos com milícias e a mãe de Michelle possui contratos com identidade falsa e ocorrência de lesão corporal a uma inquilina.
Observatório judaico
Para fazer a reflexão crítica e mostrar que nem todo judeu é necessariamente de direita, foi lançado em São Paulo o Observatório Judaico dos Direitos Humanos. A primeira edição da revista online publicada pelo Observatório pode ser acessada pelo link https://drive.google.com/file/d/1JS0epkzhnI9t0WGX8iwt08i_Uu0AJL13/view?fbclid=IwAR00ghM8LkViRz7oU0xx98y38DFXw7YNA_KLSWl11LyIOSJR1M6taPhhMGs.
Fake sob encomenda
Semanas atrás circulou pelas redes, e foi reproduzido em alguns noticiários, “informação” de que o PCC tinha um “diálogo cabuloso” com lideranças do PT. O jornal O Estado de S.Paulo apurou e verificou tratar-se de mais uma fake news com objetivos políticos. A suposta carta veio a público no momento em que tentaram transferir Lula para uma penitenciária em São Paulo. Confira em https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/carta-falsa-do-pcc-sobre-dialogo-cabuloso-com-pt-e-usada-para-atacar-o-partido/?utm_source=estadao%3Afacebook&utm_medium=link&fbclid=IwAR3jBji3nXNmdwPva7BwlQeb2wUslXb81fr6QHtig28q-8HbO5b4K3uLVYM.
Pistas apontam para Bolsonaro
A rede CNN Chile publicou reportagem mostrando que as investigações sobre a morte da vereadora carioca Marielle Franco apontam para Jair Bolsonaro. “Ainda não existem provas que esclareçam quem ordenou sua morte, mas uma série de pistas aponta para o mandatário brasileiro”, afirma o texto.
Aumento da desigualdade
“Nem mesmo em 1989, que constitui o pico histórico de desigualdade brasileira, houve um movimento de concentração de renda por tantos períodos consecutivos”, diz o texto introdutório do estudo A Escalada da Desigualdade, publicado no dia 15 pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, o FGV Social. A análise destaque do estudo diz sobre uma escalada da desigualdade social nos últimos 4 anos. Confira em https://cps.fgv.br/desigualdade,

White Castel, o entreguista
“Não vai ser com conteúdo local e nem com regime de partilha que vamos conseguir fazer isso [prosperidade]. Isso pertence ao passado, que não nos foi favorável. Temos que romper com isso”, defendeu o presidente da Petrobrás, em mais uma clara declaração de que a companhia quer entregar seu maior tesouro, o pré-sal, para as estrangeiras.
Limpando o passivo
A Petrobras antecipou, no dia 14 de agosto, o pagamento integral de um contrato de financiamento com o China Development Bank (CDB), totalizando US$ 3 bilhões, cujo vencimento ocorreria em 2024. Essa é mais uma ação para deixar o paasivo limpinho para a privatização
Lava a jato não investiga Guedes
A Lava Jato descobriu que uma empresa de Paulo Guedes pagou R$ 561 mil a um escritório de fachada, suspeito de lavar dinheiro de propina no Paraná. No entanto, a “rigorosa” operação contra corrupção simplesmente ignorou o caso. Confira reportagem em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/lava-jato-ignorou-repasse-de-guedes-em-denuncia-contra-empresa-de-fachada.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR0Uexqfk9kjZNEyhn8LBsezT32CVQGwzrZnF1oSEzxTsZp0vQi389r1KWI