Incêndio de grandes proporções atinge unidade de tratamento de diesel da Recap

Resposta rápida dos trabalhadores e trabalhadoras da Brigada de Incêndio evitou tragédia maior; unidade foi afetada e teve parte das atividades paralisadas

Refinaria de Capuava
Trabalho na Refinaria de Capuava (Recap) teve carga reduzida devido ao acidente ocorrido na madrugada de domingo para segunda-feira (Foto: Sindipetro Unificado)

Nesta Segunda-feira (24), o Sindipetro Unificado foi informado pelos trabalhadores, trabalhadoras e pela gestão da Refinaria de Capuava (Recap) sobre a ocorrência de um incêndio na unidade do HDT, na madrugada de domingo para segunda-feira, com grande impacto nas instalações, mas felizmente sem vítimas com risco de vida.

O sindicato se dirigiu à refinaria, onde pôde colher informações preliminares junto aos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive com alguns que participaram do combate ao incêndio, e também junto à gerência de SMS e de Operação. Não fosse a pronta resposta dos componentes da Brigada de Incêndio, o acidente poderia ter tomado proporções ainda maiores. Ainda assim, a unidade afetada foi parada, e ainda não há previsão exata de retorno. 

Também por isso foi necessário reduzir a carga da refinaria, e ainda há o risco de parada geral, a depender das condições dos equipamentos afetados e da logística de expedição de diesel.

O Sindipetro Unificado vai acompanhar de perto todo o processo de investigação do acidente, mas também os trabalhadores e trabalhadoras que foram impactados e que podem ter sido expostos durante o combate à ocorrência.

Esse acidente acende um alerta importante acerca das condições dos equipamentos, assim como dos riscos a que os trabalhadores estão expostos nas unidades operacionais da Recap. Será fundamental o rigor durante o processo de investigação, assim como a participação das representações sindicais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).

Também cabe valorizar cada trabalhador e trabalhadora que atuou no combate ao incêndio, assim como nas manobras operacionais para reduzir o impacto do acidente. São esses que dedicam suas vidas literalmente dia e noite para manter a continuidade operacional que garante os lucros da Petrobrás, mas também são eles que estão na linha de frente na preservação da vida e também dos equipamentos da companhia.

Por isso, ganha especial importância o fortalecimento das pautas de SMS que garantem investimentos em prevenção e mitigação dos riscos, mas também a ampliação dos investimentos em manutenção preventiva e recomposição do efetivo.

Seguiremos atentos para acompanhar os desdobramentos das investigações e garantir o acolhimento dos trabalhadores que de alguma maneira foram impactados por mais esse acidente no Sistema Petrobrás.

 

Posts relacionados

Sindipetro conclui setoriais sobre efetivo no refino da Recap

Vitor Peruch

Joga fora no Lixo: Sindipetro Unificado alerta sobre a gestão dos resíduos na Recap

Vitor Peruch

Unificado participa do evento “Conversas de Inclusão” na Recap

Vitor Peruch

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025