Notícias da semana
ONU veta discurso
A ONU vetou o discurso do Brasil na Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas, que ocorre na segunda-feira, 23, em Nova Iorque. O veto ocorreu devido ao Brasil não apresentar um plano para aumentar o compromisso com o clima. Ao todo, 63 países devem proferir discurso na ONU, entre eles, França e Reino Unido.
Retribuição a bons serviços
Governo oficializou a cessão de Betânia Rodrigues Coutinho pela Petrobrás para assumir o cargo de assessora na Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME). Apesar de ser eleita como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, em 2016, Betania votou quase sempre alinhada à gestão.
Mundo fake
Mesmo após o término das eleições, a rede de fake news criada para apoiar Bolsonaro continua ativa. O portal UOL analisou mais de 1600 contas e confirma que 80% dessa rede continua disseminando mentiras a favor do governo. Por falar em fake, é mentira que se você digitar sua senha ao contrário num terminal de banco isso acionará a polícia.
Reforma da Previdência
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, nome da reforma da Previdência, deve ser votada em primeiro turno no plenário do Senado nesta terça-feira, 24, segundo previsão da presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS). A votação em segundo turno deve ser realizada no dia 10 de outubro.
Greve pelo clima
Em diversas cidades de todo o planeta, pessoas de diferentes matizes ideológicos saíram às ruas na sexta-feira, 20, para protestar contra o aquecimento global, as mudanças climáticas e a destruição da Amazônia, na “Greve global pelo clima”. O movimento mundial foi inspirado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg.
O clima e a Petrobrás
Por ocasião da Greve global pelo clima, a FUP e a FNP lançaram um manifesto avaliando que a privatização da Petrobrás pode trazer mais consequências negativas para o meio ambiente. Sem controle social, com trabalho precarizado, as chances de desastres aumentam muito. Leia o manifesto pelo site do Unificado.
Sim senhor, Tio Sam
O governo dos EUA enviou carta ao brasileiro e outros países com governos reacionários (como Iraque e Arábia Saudita) para criar uma “frente” para combater, na ONU, a ampliação de direitos sexuais – como leis mais rígidas contra a homofobia. Qual resposta você imagina que Bolsonaro dará ao seu chefe do norte?
Menos saúde
O Governo Bolsonaro reduziu em quase 60% o repasse de medicamentos contra a tuberculose para São Paulo. Como resultado, a prefeitura da cidade orientou a rede de saúde a não iniciar nenhum novo tratamento de tuberculose latente em crianças visando priorizar os casos de contaminação ativa da doença. Não há prazo para regularização dos estoques pelo Ministério da Saúde.