Greve pelo clima, tuberculose, Bolsonaro na ONU…

Notícias da semana

 

ONU veta discurso

A ONU vetou o discurso do Brasil na Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas, que ocorre na segunda-feira, 23, em Nova Iorque. O veto ocorreu devido ao Brasil não apresentar um plano para aumentar o compromisso com o clima. Ao todo, 63 países devem proferir discurso na ONU, entre eles, França e Reino Unido.

 


Retribuição a bons serviços

Governo oficializou a cessão de Betânia Rodrigues Coutinho pela Petrobrás para assumir o cargo de assessora na Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME). Apesar de ser eleita como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, em 2016, Betania votou quase sempre alinhada à gestão.

 


Mundo fake

Mesmo após o término das eleições, a rede de fake news criada para apoiar Bolsonaro continua ativa. O portal UOL analisou mais de 1600 contas e confirma que 80% dessa rede continua disseminando mentiras a favor do governo. Por falar em fake, é mentira que se você digitar sua senha ao contrário num terminal de banco isso acionará a polícia.


Reforma da Previdência

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, nome da reforma da Previdência, deve ser votada em primeiro turno no plenário do Senado nesta terça-feira, 24, segundo previsão da presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS). A votação em segundo turno deve ser realizada no dia 10 de outubro.


Greve pelo clima

Em diversas cidades de todo o planeta, pessoas de diferentes matizes ideológicos saíram às ruas na sexta-feira, 20, para protestar contra o aquecimento global, as mudanças climáticas e a destruição da Amazônia, na “Greve global pelo clima”. O movimento mundial foi inspirado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg.


 

O clima e a Petrobrás

Por ocasião da Greve global pelo clima, a FUP e a FNP lançaram um manifesto avaliando que a privatização da Petrobrás pode trazer mais consequências negativas para o meio ambiente. Sem controle social, com trabalho precarizado, as chances de desastres aumentam muito. Leia o manifesto pelo site do Unificado.



Sim senhor, Tio Sam

O governo dos EUA enviou carta ao brasileiro e outros países com governos reacionários (como Iraque e Arábia Saudita) para criar uma “frente” para combater, na ONU, a ampliação de direitos sexuais – como leis mais rígidas contra a homofobia. Qual resposta você imagina que Bolsonaro dará ao seu chefe do norte?


Menos saúde

O Governo Bolsonaro reduziu em quase 60% o repasse de medicamentos contra a tuberculose para São Paulo. Como resultado, a prefeitura da cidade orientou a rede de saúde a não iniciar nenhum novo tratamento de tuberculose latente em crianças visando priorizar os casos de contaminação ativa da doença. Não há prazo para regularização dos estoques pelo Ministério da Saúde.

Posts relacionados

Notícias da semana: fujão de Davos, salário mínimo, censura…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: queima de arquivo, cartão corporativo, Moro de saia…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: PM que mata, petros, Edir Macedo…

Andreza de Oliveira