FUP persiste na cobrança e Petrobrás anuncia novo concurso

Edital divulgado 26/12/2023 conta com 916 vagas imediatas para profissionais de nível médio técnico júnior, em diversas áreas


A FUP e seus sindicatos, têm seguido enfatizando a relevância do resgate da função social da companhia na reconstrução do Brasil. Em todos os encontros e reuniões entre a gestão da Petrobrás e os representantes da categoria o assunto é levantado, pois é visível a necessidade da reabertura de concurso público para suprir a falta de mão de obra gerada pelos diversos PIDVs realizados ao longo dos últimos anos.

Segundo o Dieese, a Petrobrás reduziu o número de empregados de 80 mil para cerca de 40 mil trabalhadores. Essa redução drástica de pessoal, contribuiu para o aumento da mão de obra terceirizada e não especializada, o que comprometeu a segurança no ambiente de trabalho.

De acordo com o edital, ao todo, a estatal oferece 916 vagas imediatas e 6.412 para a formação de um cadastro de reserva. Todas as oportunidades são de nível médio técnico, com ganhos de até R$ 5,8 mil.

“Nós já havíamos falado que isso iria acontecer se o presidente Lula ganhasse a eleição e está acontecendo. Mesmo depois desse edital, com um número considerável de vagas, iremos continuar cobrando da gestão da Petrobrás a publicação de novos editais no intuito de suprir o baixo efetivo que temos principalmente nas unidades operacionais”, afirmou Deyvid Bacelar, coordenador da FUP, que elogiou a iniciativa e lembrou que esse concurso é fruto da cobrança constante da FUP.

Em vídeo, Cibele Vieira, coordenadora geral do Sindipetro Unificado e diretora da FUP, chamou a “todos aqueles que tenham orgulho da Petrobrás como uma empresa estatal” a se inscrever no concurso, e afirmou: “É muito importante a gente reconstruir a Petrobrás e para isso precisamos de vocês, que tem compromisso com o desenvolvimento nacional e tem orgulho dessa querida empresa, construída pelos brasileiros e brasileiras”. Para a dirigente, essa é uma conquista da resistência do movimento sindical e dos movimentos populares, que evitaram a privatização da empresa.

Confira o recado de Cibele Vieira nas redes sociais:

https://www.instagram.com/reel/C1UmuiGrvSQ/

A presidenta do Sindipetro Rio Grande do Sul, Miriam Cabreira, lembra que a necessidade de concurso é urgente, uma vez que a formação de novos petroleiros é longa e muitos petroleiros que já deveriam ter sido desligados, estão postergando seus PIDVs por falta de pessoal qualificado para ocupar essas vagas.

A Petrobrás precisa de todos nós para reconstruir o Brasil. Por isso, inscreva-se no concurso público e quem sabe pode ser o próximo a vestir a farda laranja dos petroleiros.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, o Cebraspe. No primeiro dia, o acesso será permitido a partir das 10h, enquanto no último dia será até às 18h.

A taxa será de R$ 62,79 e o pagamento poderá ser feito até 21 de fevereiro.

Confira mais informações no site da Petrobrás. 

Posts relacionados

Sindipetro Unificado denuncia contratação de aposentados para treinar operadores

Maguila Espinosa

2ª Feira Agroecológica da Replan celebra pequenos produtores e comida saudável

Maguila Espinosa

Recap coloca nos operadores a responsabilidade pela falta de efetivo

Guilherme Weimann