FUP e FNP se unem na luta contra a privatização da Petrobrás

Petroleiros realizaram mobilizações em diversas bases espalhadas pelo país, além de um ato nacional no Rio de Janeiro

fup e fnp
Federações de petroleiros também entregaram a pauta de reivindicação da categoria (Foto: FUP)

Da Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira (2), os trabalhadores petroleiros atenderam ao chamado da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e realizaram atrasos e paralisações no início do expediente nas bases do Sistema Petrobrás de Norte a Sul do país. A mobilização nacional foi uma resposta à tentativa de privatização da empresa e marcou também o início da campanha reivindicatória.

Representações sindicais de vários estados também participaram às 11h do ato unificado da FUP e da FNP em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Centro do Rio de Janeiro, durante a entrega das pautas de reivindicações das duas federações. O Edisen é a atual sede da Diretoria Executiva da Petrobrás, que autorizou o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos da empresa a avaliar nesta quinta-feira o pedido do governo Bolsonaro de inclusão da estatal no programa de privatizações.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, voltou a reforçar o que já havia afirmado em audiência ontem (1), em Brasília, quando participou da Comissão Geral da Câmara dos Deputados Federais. “O governo Bolsonaro enfrentará a maior greve da história da categoria petroleira, caso insista em levar adiante o projeto de privatização da Petrobrás”, garantiu.

Bacelar lembrou que, no final de dezembro, os petroleiros aprovaram estado de greve  e podem parar a qualquer momento.

“A categoria sabe que se a privatização da Petrobrás for apresentada ao Congresso Nacional, todas as pessoas, sejam da ativa, e estou falando das áreas administrativas e operacionais, sejam aposentados e pensionistas, todas serão atingidas, sem falar na sociedade. Temos o exemplo da Bahia, onde a refinaria foi privatizada e devido ao monopólio regional privado nós temos hoje a gasolina ou diesel mais caros do Brasil”, exemplificou Bacelar.

petrobrás
Na Replan, petroleiros repudiaram projeto que pretende privatizar a Petrobrás por votação simples no Congresso (Foto: Itamar Sanches)

Nas bases da FUP, houve atos na Refinarias Isaac Sabbá (Reman/AM), na Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor/CE), no Terminal da Transpetro em Suape (PE), na Refinaria de Mataripe (Rlam/BA), em Taquipe (BA), na UTGC de Linhares (ES), no Aeroporto do Faro, na Bacia de Campos (RJ), na Refinaria Duque de Caxias (Reduc/RJ), na Refinaria Gabriel Passos (Regap/MG), na Refinaria de Paulínia (Replan/SP), na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap/RS) e no Terminal de Osório (Tedut/RS).

Nas bases da FNP, os atos foram na sede da UO-AM (Edman), na Unidade de Operações de Exploração de Sergipe e Alagoas (UO/SEAL), em  Carmópolis (SE), no Terminal Aquaviário da Baia da Guanabara (TABG/RJ), na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC/SP), na UTE (SP), UTGCA (SP), TEBAR (SP) e na Refinaria Henrique Lage (Revap/SP).

Campanha reivindicatória

As pautas de reivindicações do Sistema Petrobrás protocoladas pela FUP e pela FNP nesta quinta-feira foram aprovadas pela categoria nos devidos fóruns deliberativos das entidades. No caso da FUP, a pauta foi construída e aprovada durante a 10ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup), realizada entre os dias 12 e 14 de maio. Já a pauta da FNP foi aprovada no Congresso Nacional da Federação, realizado entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

A Plenafup também aprovou a unidade nacional entre as duas federações nas mobilizações em defesa da Petrobrás e a construção de um Encontro Nacional Unificado de Mulheres Petroleiras da FUP e da FNP.

A 10ª Plenafup aprovou a antecipação das negociações com a Petrobrás e subsidiárias e definiu que o reajuste salarial deve contemplar a reposição da inflação e a recomposição das perdas dos últimos anos. Na pauta apresentada à empresa, a FUP e seus sindicatos cobram também solução para as pendências das últimas campanhas reivindicatórias, que se arrastam desde 2019, como Teletrabalho, HETT, Banco de Horas, Fórum de Efetivos, Tabelas de Turno e AMS.

Outra deliberação que foi destaque na Plenafup é o fortalecimento da luta contra a exploração dos trabalhadores terceirizados, que são os que mais sofrem com a precarização e a desregulamentação do trabalho. Uma das reivindicações apresentadas à Petrobrás neste sentido foi a realização de um Fórum Nacional para debater a terceirização.

Ainda nesta quinta-feira, a FUP e a FNP se reunirão na parte da tarde para discutir os próximos passos das lutas em defesa da Petrobrás e as possibilidade de avançar na campanha reivindicatória.

Principais reivindicações:

1. Reposição da inflação e das perdas salariais dos últimos acordos
  2. Garantia no emprego
  3. Recomposição dos efetivos e regramento do teletrabalho
  4. Restabelecimento do Fundo Garantidor para proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados
  5. Realização de um Fórum Nacional para discutir a terceirização no Sistema Petrobrás
  6. Resgate da AMS (garantia da margem consignável de 13%, restabelecimento da relação de custeio 70×30, buscar uma alternativa para o atual índice de reajuste das tabelas)
  7. Valorização da função dos brigadistas e fortalecimento das brigadas
  8. Exames periódicos para prevenção das sequelas decorrentes da Covid-19
  9. Garantia incondicional do Direito de Recusa
  10. Licença paternidade de 60 dias
  11. Proteção das trabalhadoras lactantes, com afastamento das áreas insalubres pelo tempo em que estiver amamentando