Empresas triplicam receita com ativos vendidos pela Petrobrás

Uma das empresas beneficiadas é a 3R Petroleum, que comprou R$ 3 bilhões de ativos da Petrobrás, e que hoje tem o antigo presidente da estatal como chairman

petrobras
A 3R Petroleum triplicou sua receita após comprar ativos da Petrobrás (Foto: Fernando Brazão/Agência Brasil)

Por Petróleo dos Brasileiros

De acordo com levantamento do Observatório Social da Petrobrás, desde 2015 a estatal já se desfez de R$ 263,4 bilhões em ativos. Nessa conta, estão inclusos campos de petróleo, refinarias, gasodutos e grandes subsidiárias, como a BR Distribuidora. O argumento é o mesmo para grande parte dessas vendas: ativos pouco lucrativos ou deficitários, diminuição da dívida e concentração dos investimentos na exploração e produção do pré-sal.

Se as dívidas tem diminuído ao longo dos anos, não existe necessariamente um nexo causal com as privatizações. O principal motivo dos lucros recordes registrados nos últimos anos é o preço de paridade de importação (PPI), que vincula os preços dos combustíveis nas refinarias à cotação internacional do barril, à variação do dólar e aos custo de importação.

Com isso, desde o ano passado, a Petrobrás já pagou aos seus acionistas R$ 149,9 bilhões em dividendos – quantia que poderia quitar 50% da dívida, que fechou 2021 em R$ 299,5 bilhões.

O outro argumento, o de concentração de investimentos no pré-sal, também é mais complexo do que parece. Se realmente a empresa tem centrado seus esforços na exploração e produção em águas ultraprofundas, o total dispendido pela empresa em novos investimentos tem despencado ao longo dos últimos anos.

Em 2021, a Petrobrás investiu US$ 8,7 bilhões (aproximadamente R$ 44,3 bilhões). Entretanto, de acordo com levantamento da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação Única dos Petroleiros (FUP), a média de investimentos entre 2003 e 2015 – antes do PPI e da Lava Jato – era de US$ 26,8 bilhões (aproximadamente R$ 136,7 bilhões).

Além disso, aparentemente, o argumento de que os ativos privatizados eram pouco estratégicos, devido à baixa lucratividade, parece também cair por terra. De acordo com levantamento realizado pela reportagem da UOL, a receita da 3R Petroleum, que comprou cerca de R$ 3 bilhões de ativos da Petrobrás (incluindo o polo petroquímico de Areia Branca, Pescada Arabaiana, Macau e Potiguar, no Rio Grande do Norte), subiu 3,5 vezes em um ano, subindo de R$ 204 milhões para R$ 727 milhões.

Grande parte das aquisições da 3R foi durante a gestão de Roberto Castello Branco à frente da Petrobrás, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Um ano depois, em maio deste ano, o economista assumiu a presidência do Conselho de Administração da 3R, tornando-se chairman da empresa.

Outro exemplo de empresa que se beneficiou com a compra de ativos da Petrobrás é a PetroRio, que viu seu lucro subir de R$ 450 milhões para R$ 1,3 bilhão em apenas um ano.

Posts relacionados

Sindipetro Unificado convoca assembleias para aprovar calendário de lutas

Maguila Espinosa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS

Ademilson Costa

ELEIÇÃO SINDICAL RELAÇÃO DE CHAPAS REGISTRADAS

Ademilson Costa

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025