Diversos museus e galerias abriram as portas para visitantes completamente imunizados contra a covid-19; confira a lista

Por Andreza de Oliveira
Com o avanço da vacinação contra a covid-19, queda do contágio e número de mortes em decorrência da doença, diversos ambientes culturais têm voltado a receber visitas presenciais.
Na cidade de São Paulo, o Instituto Moreira Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista, expõe, até o fim deste ano, diversas obras que contam a história de Carolina Maria de Jesus, uma das principais vozes da literatura afro-brasileira. A visita é gratuita e precisa de agendamento prévio pelo site.
Outra opção na capital paulista é a 34ª Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. O tema da exposição é “Faz escuro mas eu canto” e conta com mais de 1000 obras expostas. A entrada é gratuita e não é necessário o agendamento prévio.
Para quem é de Campinas, a cidade também não deixa a desejar nas opções culturais. Uma das atrações fixas é o Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, que faz parte do Museu Aberto de Astronomia e que pode ser visitado tanto de dia quanto à noite. Os ingressos para o passeio custam até R$ 95,00.
Outra opção na metrópole campineira é o SESC Campinas, que abriga de exposições a cursos diversos. O caderno com a programação do mês já está disponível no site da instituição. Para visitar a unidade é necessário realizar o agendamento prévio.
Diversão em casa
Para quem prefere ficar em casa, mas não quer a companhia do tédio, a dica é apostar nos filmes e podcasts. Com os serviços de streamings, o catálogo é variado.
Disponível na Netflix, o filme Indústria Americana expõe diretamente o corte de direitos de trabalhadores da Fuyao, empresa chinesa alocada nas antigas instalações da General Motors nos Estados Unidos, fechada em 2008.
Nos serviços de áudio também é possível encontrar o Rádio Batente, podcast desenvolvido pela equipe da Repórter Brasil que narra o dia a dia de trabalhadores das mais diversas áreas de atuação.
Leia também: Oito podcasts que abordam a realidade brasileira a partir de múltiplas perspectivas
Se a intenção não for ficar parado, a professora Milena Figueiredo pode ajudar. Desde o início da pandemia, ela tem ministrado aulas de práticas corporais chinesas, que antes eram realizadas na Regional Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), via Facebook. As lives acontecem de terça a sexta, sempre às 9h, na página Dança e Artes Corporais Chinesas.
Terceira idade: Aos solteiros

Em lojas de aplicativos de smartphone, uma das categorias mais procuradas é a de relacionamentos. Pensando nisso e em busca de agregar cada vez mais públicos aos apps, foram desenvolvidos softwares exclusivos para auxiliar na busca da cara metade na terceira idade.
Uma das opções mais conhecidas no Brasil é o Par Perfeito, disponível gratuitamente para Android e iOS. Por ele é possível especificar a preferência por idade, localização e gênero.
Destinado especialmente para quem tem mais de 40 anos, o aplicativo Coroa Metade funciona de maneira semelhante ao Par Perfeito. O cadastro básico é gratuito, mas, para quem preferir, é possível assinar a versão premium com mais recursos.