Em São Paulo, espaços culturais voltam a receber visitantes após avanço da vacinação

Diversos museus e galerias abriram as portas para visitantes completamente imunizados contra a covid-19; confira a lista

Para as visitações, é necessário a apresentação do comprovante da vacina (Foto: Paulo Nazareth / Fundação Bienal de São Paulo)

Por Andreza de Oliveira

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, queda do contágio e número de mortes em decorrência da doença, diversos ambientes culturais têm voltado a receber visitas presenciais. 

Na cidade de São Paulo, o Instituto Moreira Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista, expõe, até o fim deste ano, diversas obras que contam a história de Carolina Maria de Jesus, uma das principais vozes da literatura afro-brasileira. A visita é gratuita e precisa de agendamento prévio pelo site

Outra opção na capital paulista é a 34ª Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. O tema da exposição é “Faz escuro mas eu canto” e conta com mais de 1000 obras expostas. A entrada é gratuita e não é necessário o agendamento prévio. 

Para quem é de Campinas, a cidade também não deixa a desejar nas opções culturais. Uma das atrações fixas é o Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, que faz parte do Museu Aberto de Astronomia e que pode ser visitado tanto de dia quanto à noite. Os ingressos para o passeio custam até R$ 95,00

Outra opção na metrópole campineira é o SESC Campinas, que abriga de exposições a cursos diversos. O caderno com a programação do mês já está disponível no site da instituição. Para visitar a unidade é necessário realizar o agendamento prévio.  

Diversão em casa

Para quem prefere ficar em casa, mas não quer a companhia do tédio, a dica é apostar nos filmes e podcasts. Com os serviços de streamings, o catálogo é variado.

Disponível na Netflix, o filme Indústria Americana expõe diretamente o corte de direitos de trabalhadores da Fuyao, empresa chinesa alocada nas antigas instalações da General Motors nos Estados Unidos, fechada em 2008. 

Nos serviços de áudio também é possível encontrar o Rádio Batente, podcast desenvolvido pela equipe da Repórter Brasil que narra o dia a dia de trabalhadores das mais diversas áreas de atuação. 

Leia também: Oito podcasts que abordam a realidade brasileira a partir de múltiplas perspectivas

Se a intenção não for ficar parado, a professora Milena Figueiredo pode ajudar. Desde o início da pandemia, ela tem ministrado aulas de práticas corporais chinesas, que antes eram realizadas na Regional Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), via Facebook. As lives acontecem de terça a sexta, sempre às 9h, na página Dança e Artes Corporais Chinesas.

Terceira idade: Aos solteiros

Aplicativos de relacionamento voltados ao público mais velho quebram estereótipos da terceira idade (Foto: Adobe Stock)

Em lojas de aplicativos de smartphone, uma das categorias mais procuradas é a de relacionamentos. Pensando nisso e em busca de agregar cada vez mais públicos aos apps, foram desenvolvidos softwares exclusivos para auxiliar na busca da cara metade na terceira idade. 

Uma das opções mais conhecidas no Brasil é o Par Perfeito, disponível gratuitamente para Android e iOS. Por ele é possível especificar a preferência por idade, localização e gênero. 

Destinado especialmente para quem tem mais de 40 anos, o aplicativo Coroa Metade funciona de maneira semelhante ao Par Perfeito. O cadastro básico é gratuito, mas, para quem preferir, é possível assinar a versão premium com mais recursos.

 

Posts relacionados

Unificado fecha parceria com espaço de lazer com unidades em quatro cidades de SP

Guilherme Weimann

15 museus para visitar sem sair de casa

Andreza de Oliveira