Em ano eleitoral e com corpo reduzido, equipe de comunicação manteve número de leitores em suas reportagens e conquistou aumento expressivo nas publicações das redes sociais

Por André Lucena*
O ano de 2022 foi marcado pela mais importante eleição da recente democracia brasileira. A disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vencida pelo primeiro, marcou a escolha entre a sustentação do regime democrático e a reafirmação de uma extrema direita pautada pelo discurso – e prática – de ódio.
Na categoria petroleira, essa tensão social reverberou de maneira notória e foi marcada, majoritariamente, por uma luta permanente contra a tentativa de privatização da Petrobrás – a maior empresa de economia mista do país.
Tudo isso gerou frutos, como a retirada da Petrobrás da lista de privatizações e a mudança na presidência da companhia, assumida pelo ex-senador Jean Paul Prates – apoiado pela Federação Única dos Petroleiros.
Mas o ano de 2022 ainda reverberará por muito tempo – tanto do ponto de vista político como humano. E, por isso mesmo, não faltaram histórias contadas e recontadas nos variados canais de comunicação do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP).
Internamente, o sindicato vivenciou e noticiou os falecimentos dos seus fundadores Francisco de Paula Garcia Caravante e Jacó Bittar. Buscou, ainda, renovar o seu corpo de comunicação, o que impôs o desafio de passar boa parte do ano de 2022 com a equipe reduzida.
Ainda assim, os resultados obtidos no ano demonstraram a manutenção do interesse geral pelos materiais produzidos.
Site
No total, o site recebeu 182.110 visitas (pequena queda de 0,35%) a 295.375 páginas (queda de 3,39%), com tempo médio de permanência de 3 minutos e 7 segundos (4 segundos a mais, em comparação a 2021). Em termos de gênero, 64,3% dos usuários foram homens, enquanto 38,29% foram mulheres.
No que se refere à idade, 17,71% do público que acessou o site tinha entre 18 e 24 anos, 22,7% tinha entre 25 e 34 anos, 20,12% tinha entre 35 e 44 anos, 15,28% tinha entre 45 e 54 anos, 12,71% entre 55 e 64 anos, e 10,6% tinha mais de 65 anos. Em comparação a 2021, o que se percebeu, em matéria de idade, foi um crescimento do público mais jovem.
A maior parte dos acessos ao site ocorreu por meio de aparelhos celulares (76,6%), enquanto os acessos por computadores foram 22,86%. Tablets representaram 0,54%.
Em termos geográficos, os acessos vieram, principalmente, das cidades de São Paulo (13,90%), Rio de Janeiro (9,30%), Campinas (5,12%), Belo Horizonte (2,55%), Brasília (2,22%), Salvador (2,21%) e Curitiba (2,14%).
Confira a lista das 10 matérias mais lidas em 2022:
-
Afinal, o PT quebrou a Petrobrás?
-
Oito canais sobre política no Youtube para conhecer em 2022
-
Maior refinaria da Petrobrás serve feijão com pedras para os trabalhadores
-
Maior refinaria da Petrobrás impede entrada de carros com adesivos do Lula
-
Venda da UFN3 pode afetar o agronegócio e influenciar nos preços dos alimentos
-
Bilionário acusado de suborno e sonegação assume vaga do governo no CA da Petrobrás
-
A gestão da Replan está tentando te enganar…
-
Quem é Rodolfo Landim e qual o seu passado na Petrobrás?
-
Importação de diesel russo é solução improvável para alta do combustível no Brasil
-
Após servir pedra no feijão, maior refinaria da Petrobrás distribui salada com larvas
Redes Sociais
A página do Sindipetro-SP no Facebook obteve um crescimento de 65,89% no número de seguidores (25.749) e de 43,6% no número de curtidas (8.267). O alcance das publicações apresentou um crescimento de 69,7% (1.425.289 pessoas). No total, a página realizou 367 postagens.
No Instagram, o perfil do Sindipetro-SP teve um crescimento de 9,93% no número de seguidores (6.093), alcançando 281.411 pessoas (crescimento de 40,3%) a partir de suas publicações. As visitas ao perfil cresceram 85,8%, totalizando 21.165 em 2022.
No caso do Twitter, a página do Sindipetro-SP ganhou 601 seguidores, totalizando 3.226.
Já a TV Petroleiros, canal do Sindipetro-SP no Youtube, alcançou 6.414 inscritos, com 1,3 mil novos inscritos (crescimento de 19,87%). O público total foi de 130.061 pessoas (crescimento de 50% em relação a 2021), que consumiram 6 mil horas de conteúdo (crescimento de 19%). Em 2022, o Peão Refinado, inclusive, foi tema de atividade de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), denominada “Ideias linguísticas e comunicação tecnopolítica – produção, circulação e recepção de discursos político-institucionais em contexto de hiperdigitalização das práticas”.
Jornal impresso
No ano passado, o Jornal Petroleiros teve uma tiragem de, aproximadamente, 65 mil exemplares, incluindo uma edição especial distribuída gratuitamente durante as eleições.