Congresso pede que STF amplie parecer contra fatiamento da Petrobrás a todas estatais

O ministro Luiz Fux suspendeu julgamento com três votos contrários à privatização de refinarias sem o aval legislativo; Congresso solicita que decisão seja estendida a todas empresas públicas

Fachin, Lewandowski e Mello já haviam votado a favor de liminar para barrar manobra em curso na Petrobrás (Foto: Denny Césare/Código 19)

Por Guilherme Weimann

O Congresso Nacional apresentou na noite da última segunda-feira (21) um aditamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o pedido de estender a decisão contra o desmembramento da Petrobrás a todas estatais, para evitar a criação de subsidiárias com a única finalidade de vendê-las posteriormente sem o crivo legislativo.

Horas antes, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, havia suspendido o julgamento virtual que contava com três votos contrários – Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello – à manobra da Petrobrás de criar artificialmente pessoas jurídicas independentes para suas refinarias, com o objetivo de driblar o Congresso Nacional no processo de privatização. Os ministros haviam votado a favor da liminar para barrar esse processo.

Uma decisão da Corte do ano passado permitiu a venda de subsidiárias sem a necessária aprovação dos parlamentares, apenas com um processo de concorrência gerido pelas próprias empresas. Entretanto, reafirmou que a desestatização de holdings (empresas matrizes) poderia ser realizada somente com a votação de ampla maioria no Senado e Câmara Federal.