Campanha arrecada alimentos e produtos de higiene em Campinas

Doações podem ser entregues em diversos pontos da cidade ou via transferência bancária até o dia 10 de abril

Doações também podem ser realizadas por meio de transferência bancária (Foto: Eric Gonçalves/Sindipetro-SP)

Em Campinas (SP), a Subsede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Pela Vida e em Defesa do SUS estão promovendo uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis. Todos os itens serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade agravada pela pandemia da covid-19, que moram em bairros periféricos da cidade.

As doações também podem ser realizadas por meio de transferências bancárias para a conta da Associação de Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo. A campanha vai até o dia 10 de abril.

Lockdown pela vida

Na última sexta-feira (29), Campinas bateu recorde de internações, com 434 pessoas ocupando leitos de UTI. O Sistema Único de Saúde (SUS) registra uma fila de 193 pacientes – 108 esperando por um leito de UTI e 85 por vagas de enfermaria, de acordo com a prefeitura.

Nesse cenário, movimentos populares têm realizado campanhas de conscientização sobre a importância do isolamento social. Entretanto, grande parte da população esbarra na falta de políticas públicas mitigatórias do impacto econômico causado pela pandemia.

“Não temos outro caminho que não seja a adoção simultânea de várias medidas que podem mitigar esse colapso. É necessário a aprovação imediata de um auxílio emergencial para que as pessoas possam colocar comida na mesa. É impossível lockdown sem comida na mesa. Por outro lado, é impossível sair dessa crise sem lockdown. Para isso, precisamos pressionar o poder público e praticar a solidariedade”, afirmou o médico sanitarista Pedro Tourinho, durante live da campanha.

Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), Tourinho relatou a grave situação dos aparelhos públicos de saúde do município. “Eu tenho atendido pacientes com covid-19 tanto no ambiente hospitalar, como em postos de saúde. E, infelizmente, a pandemia está fora de controle, comprometendo pessoas de todas as idades indistintamente. Nós temos muita gente jovem adoecendo atualmente. Tivemos a perda de um rapaz de 38 anos e de uma criança de 5 anos, sem nenhum comorbidade”, relatou.

Campinas já registrou 79.376 pessoas contaminadas e 2.255 mortes decorrentes do coronavírus.

 

CAMPANHA ALIMENTO E VACINA PARA TODOS

Subsede da CUT Campinas

Rua Culto à Ciência, 56 – Centro

Todas as quintas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Sindae

Avenida Dr. Ângelo Simões, 725

Segunda à sexta-feira, das 9 às 16h – Telefone: 3733-3299

 

Conta bancária para contribuição:

AEESSP (Associação de Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo)

Caixa Econômica Federal

Agência: 4073

Conta corrente: 1030-1

CNPJ: 11206884/0001-51.

Após doação, enviar comprovante para o e-mail: frentepelavidacampinas@gmail.com

Posts relacionados

Grito dos Excluídos faz 30 anos denunciando as desigualdades sociais no capitalismo

Maguila Espinosa

Iniciadas as obras do elevador externo panorâmico na regional Campinas

Vitor Peruch

Diretor da FUP estará em Mauá, São Paulo e Campinas para reuniões com aposentados

Vitor Peruch