briga de gangues, feminicídio, MP 905…

Menos BR

A Petrobrás está avaliando a venda de uma segunda fatia da BR Distribuidora dentro de seu plano de desmonte da companhia. Segundo o diretor executivo de Relações Institucionais da estatal, Roberto Ardenghy, não há ainda decisão sobre quando e quanto será vendido em uma futura nova oferta de ações.


Defesa da Petrobrás

No dia 11, em Curitiba, ocorreu a Audiência Pública “Impactos da Privatização da Petrobrás no Paraná. O evento lotou o auditório da Assembleia Legislativa com representantes dos petroleiros, parlamentares, militantes de movimentos populares e sociais. O diretor do Sindipetro PR-SC e secretário nacional de comunicação da CUT, Roni Barbosa, encerrou o ato lembrando que “a defesa da Petrobrás não é uma questão de direita, esquerda ou centro, mas um dever de todo cidadão brasileiro”.


País vende tudo

O Banco do Brasil lucrou R$ 13,2 bilhões este ano, mas fechou 462 agências no mesmo período e demitiu 3.360 trabalhadores e trabalhadoras. Já a Caixa Econômica Federal deve anunciar um novo PDV para cortar mais 2 mil postos de trabalho. Menos empregos e menos Brasil para saciar a incontrolável ganância dos financistas.

 


PEC do feminicídio

O Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à  Constituição (PEC) 75/2019, que modifica o Artigo 5º da Constituição, que trata do crime de estupro e o feminicídio. Se a PEC for definitivamente aprovada, ambos os crimes serão enquadrados como inafiançáveis.Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 8 horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil.


Gestante em ambiente insalubre

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), instituição que representa a União no campo judicial e extrajudicial, e manteve a proibição do trabalho de gestantes em atividades com qualquer grau de insalubridade. Apesar do julgamento no Plenário do STF, AGU ainda tentou validar a regra da reforma trabalhista de Temer entrando com um embargo de declaração, tipo de recurso que busca esclarecer pontos de uma decisão.


Convulsão latina

A Bolívia vive script parecido com o do Brasil, que culminou no golpe contra Dilma Rousseff. Um presidente atacado pela elite que não aceita avanços sociais, a mídia criando uma narrativa de desestabilização. A diferença foi o desfecho. Com a oposição das forças armadas e uma onda de violência, Evo Morales renunciou, dia 10, e se refugiou no México. Nos processos brasileiro e boliviano, as digitais do governo dos EUA são explícitas.


Briga de gangues

Nada tem de preocupação social a decisão de Bolsonaro de extinguir os seguros obrigatórios dos veículos (DPVAT e DPEM). A decisão visa atingir o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, controlador da seguradora Excelsior, uma das credenciadas pelo governo para cobertura do seguro. Trata-se de mais um capítulo de briga de gangues, definiu um parlamentar.

 


Contra a MP 905

Sindicalistas da CUT e demais centrais – CTB, Força Sindical, Nova Central, Intersindical e CSP-Conlutas – foram ao centro de São Paulo, dia 13 para denunciar à população os pacotes de maldades de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Com essa MP você trabalha mais, ganha menos e tem menos direitos. Está bom assim ou quer mais?

 

Posts relacionados

Notícias da semana: fujão de Davos, salário mínimo, censura…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: queima de arquivo, cartão corporativo, Moro de saia…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: PM que mata, petros, Edir Macedo…

Andreza de Oliveira