Audiência na Câmara de SCS debate importância das empresas públicas

Castilho destacou a importância da Petrobrás na geração de emprego e desenvolvimento do país

Na tarde da quarta-feira, 26, o diretor do Unificado Alexandre Castilho participou de audiência em defesa das empresas públicas, na Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Além de Castilho participaram da mesa de debate Débora Fonseca, do Conselho de Administração do Banco do Brasil, o vereador pela cidade, prof. Jander Lira (PP), Belmiro Aparecido Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Dionísio Siqueira, da comissão de empregados da Caixa, Sérgio Takemoto, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração da empresa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano.

O objetivo da audiência foi esclarecer e alertar sobre os riscos de venda das empresas públicas. Essas iniciativas já acontecem com a oferta de ativos em várias estatais, que passam assim às mãos do capital privado, muitas vezes multinacional, prejudicando seus trabalhadores, a sociedade brasileira e a soberania do país.

Em sua intervenção, Castilho enfatizou a geração de empregos que houve com a política de conteúdo local e o crescimento da produção do pré-sal, mas apresentou a preocupação da categoria com a quebra da lei de partilha, especialmente na composição e distribuição dos royalties, que pela lei seriam destinados à Saúde e Educação.

O dirigente petroleiro também questionou a política de entrega do patrimônio público e a venda de ativos da companhia, que compromete o desenvolvimento do país, a geração de empregos e a soberania energética.

Nesta quinta, 27, Castilho participa de atividade semelhante na Câmara de Santo André.