Categoria rejeitou amplamente contraproposta da Petrobrás para o ACT e aprovou paralisação
Finalizaram nesta terça-feira (26) as assembleias da categoria petroleira nas bases do Sindipetro Unificado, com uma definição unânime: a rejeição da primeira contraproposta do Sistema Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho. As rodadas de negociação entre as entidades sindicais e a gestão da Petrobrás foram retomadas essa semana.
Outro ponto importantíssimo aprovado pela categoria nas assembleias foi a paralisação para o dia 3 de outubro. Na data que marca o aniversário de 70 anos da Petrobrás, trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizam uma greve 24 horas contra o plano de privatização dos serviços públicos do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas.
Os petroleiros e petroleiras se somam nessa luta coletiva, num dia que representa os esforços em defesa do patrimônio público e a soberania nacional
70 anos da Petrobrás
Com diversos atos pelo país os petroleiros e petroleiras celebraram os 70 anos da Petrobrás e colocaram em pauta a defesa da soberania nacional. O Ato Central, organizado pela FUP, FNP e diversos movimentos populares, será realizado no Rio de Janeiro na tarde do dia 3 de outubro. A concentração começa às 15 horas na sede da Eletrobrás.