Os encontros acontecem entre 8 e 18 de dezembro, de forma presencial e virtual

A partir desta quarta-feira (8), começa o ciclo de Assembleias Gerais Extraordinárias que têm como pauta a luta contra a privatização da Petrobrás e, consequentemente, as contribuições assistenciais para financiar as ações.
O principal objetivo da Assembleia é a votação pela mobilização e estado de greve contra o projeto de lei que o governo Bolsonaro vem formulando nos últimos meses para privatizar a empresa.
Confira o Edital de Assembleias aqui.
“O plano do atual governo é entregar o maior patrimônio do país, que é a Petrobrás. Entretanto, a luta e organização dos petroleiros tem conseguido atrasar o cronograma que previa a venda de oito refinarias da empresa ainda neste ano de 2021. É justamente essas mobilizações que precisam ser intensificadas nos próximos meses”, afirma o coordenador do Sindipetro-SP, Juliano Deptula.
Para isso, haverá prestação de contas sobre a taxa assistencial que deverá servir como respaldo para as mobilizações do movimento sindical petroleiro no próximo ano.
As taxas assistenciais visam o fortalecimento das campanhas sindicais, como ações de rua, caravanas e demais mobilizações que possam ocorrer contra a privatização da Petrobrás a partir do ano que vem. Caso aprovado, durante quatro meses, será descontado 1,5% do salário líquido de todo o efetivo (salvo aqueles que optarem pela retirada de seus nomes), valor este que não incide em férias, décimo terceiro e nem adicionais de transferência e escolar. Do valor equivalente a 1,5%, 0,75% será destinado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e 0,75% ao Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP).
Após o encerramento do ciclo, serão enviados ofícios à Petrobrás sobre o resultado das assembleias.
Confira abaixo o calendário das próximas Assembleias Extraordinárias:
Terminais
08/12: 7h – Term. de Barueri
09/12: 7h – Term. de São Caetano
09/12: 7h30 – Term. Senador Canedo
10/12: 7h – UTE – FEG | 13h30 Term. Brasília/ESBRAS (No pátio do Term. de Brasília)
13/12: 7h – Term. de Guarulhos
14/12: 7h – Term. de Guararema
*Os trabalhadores dos terminais de Ribeirão Preto, Uberlândia e Uberaba deverão participar por meio do link da assembleia virtual.
Refinaria de Capuava (Recap)
14/12: 07h – Turno B | 15h – Turno D | 23h – Turno C
15/12: 07h30 – HA
16/12: 07h – Turno E | 23h – Turno A
Refinaria de Paulínia (Replan)
08/12: 7h – Grupo 5
10/12: 19h – Grupo 1
13/12: 7h – Grupo 3
14/12: 19 – Grupo 2
17/12: 7h – Grupo 4
Assembleia virtual
15/12: 18h – Link de acesso: https://meet.google.com/mah-woid-vsn
(Para ter acesso a sala é necessário preencher o nome completo ao acessar o link).
Os trabalhadores/as da TBG, do administrativo das refinarias e terminais e do turno em horário administrativo (home office), poderão participar da assembleia virtual ou em qualquer data no calendário divulgado acima. Todas as assembleias ocorrerão em segunda convocação nos horários divulgados acima.