Após negociação, Replan não garante acordo sobre vans

Dirigentes do Unificado estiveram na quinta-feira apresentando para a empresa o resultado da pauta de reivindicações apresentadas pelos trabalhadores/as durante as reuniões assembleias realizadas entre 21 e 26 de fevereiro. “Diversos pontos foram debatidos, várias coisas andaram e foram acordadas, mas a gerência não se comprometeu com o cumprimento do acordo feito em 2018 sobre o transporte das vans”, informou o diretor do Unificado, Jorge Nascimento.

A seguir apresentamos um resumo de como foram as discussões. “A direção do Sindicato preparou um vídeo com explicações mais detalhadas sobre cada ponto”, explica o coordenador da Regional Campinas, Gustavo Marsaioli. Para acessar o vídeo com explicações mais detalhadas de cada item clique aqui.

 

Transporte em vans

A empresa concordou com o acesso do sindicato ao contrato tampão e a disponibilização de lista de lotação, mas afirmou estar indefinido se vai cumprir o acordo estabelecido em 2018 no que se refere ao transporte das vans – bancos mais espaçados, melhor ergonomia etc. Para a direção do Sindicato, essa recusa não se justifica e caso a refinaria se negue a atender imediatamente essa reivindicação novas mobilizações serão convocadas.

 

Tratamento de Frequência e RH

Implementação do Ponto Eletrônico (REP), conforme portaria 1510/09 – A Replan informou que existe um TAC (Termo de Ajuste e Conduta) com o Ministério do Trabalho para a utilização desse ponto eletrônico, mas o Sindicato entende que isso dificulta as fiscalizações do próprio Ministério. Como não se chegou a um consenso, o tema pode vir a ser ponto no debate do acordo coletivo nacional na próxima campanha.

Desconto de horas de movimento sindical – Foram debatidas quatro alternativas: 1) Criar um novo código para lançar essas horas, o que a empresa considera de difícil execução; 2) optar entre os códigos 1041 (atraso não justificado) ou 1065 (banco de horas); 3) A própria refinaria criar um controle interno; 4) As assembleias e setoriais ocorrerem na saída do turno com garantia de transporte pela empresa. A gerência ficou estudar as propostas.

TrocasCaso a pessoa chegue atrasada no dia da troca, a empresa cancela a troca, mas não existe prejuízo financeiro, o que ocorre, segundo a Replan, é que está havendo uma confusão com o lançamento de códigos, trata-se apenas de um ajuste nos códigos.

Códigos com lançamento erradosA companhia ponderou que 70% dos tratamentos são feitos na última semana do mês, o que atrapalha e dificulta algumas verificações; se o erro for da refinaria ela tem prazo de 30 dias para acertar, caso a pessoa não tenha feito nenhum apontamento – as horas negativas são lançadas no código 1065 se for dentro do mês; e horas positivas no código 2014 (crédito de horas).

Férias em três períodos – Trabalhadores de regimes especiais (turno) não poderão marcar férias em três períodos. Conforme a empresa, a regra já existia e agora está sendo homogeneizada para todos os trabalhadores em regimes especiais. Para o HA existe a possibilidade de marcar as férias em três períodos, em acordo com a gerência local.

Programa de instrução para trabalhadores que estão em processo de aposentadoriaA empresa informou que em breve lançará uma cartilha com orientações detalhadas de como proceder no caso de aposentadoria.

Prazo para fechamento GDP dos trabalhadores PCAC e implementação dos avanços de nível – O GDP de 2018 terá a nota divulgada até 30 de abril e com data de 1º de julho para implementar o nível relativo a 2018. Segundo a empresa, No GDP 2017 – aplicado em 2018 – ocorreu um atraso por conta do PCR, não houve discriminação.

 

Padrão de restrição de alimentação

Esse padrão visa questões de segurança e saúde, como controle de pragas; a companhia se mostrou receptiva a algumas propostas, como a de liberar para a pessoa fazer seu próprio café, avaliar o delivery com um termo de responsabilidade e buscar alternativas para quem quiser aquecer os alimentos. Não se pode deixar alimento de um turno para outro para evitar deterioração, o que for trazido tem de ser consumido no próprio dia.

 

Grupo de Trabalho Paritário de Manutenção

O Sindicato irá enviar uma sugestão de modelo para a empresa avaliar, o formato tende a ser semelhante ao grupo de SMS que existe atualmente.