Dirigentes do Unificado estiveram na quinta-feira apresentando para a empresa o resultado da pauta de reivindicações apresentadas pelos trabalhadores/as durante as reuniões assembleias realizadas entre 21 e 26 de fevereiro. “Diversos pontos foram debatidos, várias coisas andaram e foram acordadas, mas a gerência não se comprometeu com o cumprimento do acordo feito em 2018 sobre o transporte das vans”, informou o diretor do Unificado, Jorge Nascimento.
A seguir apresentamos um resumo de como foram as discussões. “A direção do Sindicato preparou um vídeo com explicações mais detalhadas sobre cada ponto”, explica o coordenador da Regional Campinas, Gustavo Marsaioli. Para acessar o vídeo com explicações mais detalhadas de cada item clique aqui.
Transporte em vans
A empresa concordou com o acesso do sindicato ao contrato tampão e a disponibilização de lista de lotação, mas afirmou estar indefinido se vai cumprir o acordo estabelecido em 2018 no que se refere ao transporte das vans – bancos mais espaçados, melhor ergonomia etc. Para a direção do Sindicato, essa recusa não se justifica e caso a refinaria se negue a atender imediatamente essa reivindicação novas mobilizações serão convocadas.
Tratamento de Frequência e RH
Implementação do Ponto Eletrônico (REP), conforme portaria 1510/09 – A Replan informou que existe um TAC (Termo de Ajuste e Conduta) com o Ministério do Trabalho para a utilização desse ponto eletrônico, mas o Sindicato entende que isso dificulta as fiscalizações do próprio Ministério. Como não se chegou a um consenso, o tema pode vir a ser ponto no debate do acordo coletivo nacional na próxima campanha.
Desconto de horas de movimento sindical – Foram debatidas quatro alternativas: 1) Criar um novo código para lançar essas horas, o que a empresa considera de difícil execução; 2) optar entre os códigos 1041 (atraso não justificado) ou 1065 (banco de horas); 3) A própria refinaria criar um controle interno; 4) As assembleias e setoriais ocorrerem na saída do turno com garantia de transporte pela empresa. A gerência ficou estudar as propostas.
Trocas – Caso a pessoa chegue atrasada no dia da troca, a empresa cancela a troca, mas não existe prejuízo financeiro, o que ocorre, segundo a Replan, é que está havendo uma confusão com o lançamento de códigos, trata-se apenas de um ajuste nos códigos.
Códigos com lançamento errados – A companhia ponderou que 70% dos tratamentos são feitos na última semana do mês, o que atrapalha e dificulta algumas verificações; se o erro for da refinaria ela tem prazo de 30 dias para acertar, caso a pessoa não tenha feito nenhum apontamento – as horas negativas são lançadas no código 1065 se for dentro do mês; e horas positivas no código 2014 (crédito de horas).
Férias em três períodos – Trabalhadores de regimes especiais (turno) não poderão marcar férias em três períodos. Conforme a empresa, a regra já existia e agora está sendo homogeneizada para todos os trabalhadores em regimes especiais. Para o HA existe a possibilidade de marcar as férias em três períodos, em acordo com a gerência local.
Programa de instrução para trabalhadores que estão em processo de aposentadoria – A empresa informou que em breve lançará uma cartilha com orientações detalhadas de como proceder no caso de aposentadoria.
Prazo para fechamento GDP dos trabalhadores PCAC e implementação dos avanços de nível – O GDP de 2018 terá a nota divulgada até 30 de abril e com data de 1º de julho para implementar o nível relativo a 2018. Segundo a empresa, No GDP 2017 – aplicado em 2018 – ocorreu um atraso por conta do PCR, não houve discriminação.
Padrão de restrição de alimentação
Esse padrão visa questões de segurança e saúde, como controle de pragas; a companhia se mostrou receptiva a algumas propostas, como a de liberar para a pessoa fazer seu próprio café, avaliar o delivery com um termo de responsabilidade e buscar alternativas para quem quiser aquecer os alimentos. Não se pode deixar alimento de um turno para outro para evitar deterioração, o que for trazido tem de ser consumido no próprio dia.
Grupo de Trabalho Paritário de Manutenção
O Sindicato irá enviar uma sugestão de modelo para a empresa avaliar, o formato tende a ser semelhante ao grupo de SMS que existe atualmente.