No Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, comemorado dia10 de dezembro, petroleiros anistiados do Unificado participaram da audiência pública “Em Defesa das Liberdades Democráticas e Lei da Anistia”, realizada na Câmara Municipal de São Paulo.
Segundo o petroleiro anistiado Antônio de Moraes Zago, um dos assuntos com maior destaque na audiência foi o desmonte promovido pelo governo brasileiro e os ataques contra os direitos dos anistiados. “Enfrentamos um momento muito grave e precisamos nos organizar para fortalecer nossa resistência contra esse governo autoritário, que ameaça a liberdade democrática, e em defesa da anistia, da nossa história de luta”, declarou.
O debate foi organizado pela Plenária Paulista Anistia e Reparação, coletivo formado por diversas organizações que defendem o ressarcimento e justiça às vítimas da ditadura brasileira. Além dos petroleiros, a cerimônia teve a participação de representantes da OAB, membros do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Instituto Vladmir Herzog e dos vereadores do PT, Juliana Cardoso e Eduardo Suplicy.