Exposição inspirada em livro do argentino Alberto Manguel, leva o expectador a “visitar” 10 bibliotecas reais e imaginárias
Até o dia 10 de fevereiro, o Sesc Avenida Paulista (bem perto do Edisp) apresenta a exposição imersiva “A Biblioteca à Noite”, com direção do canadense Robert Lepage e produção da Companhia Ex Machina.
O trabalho sensorial é inspirado no livro homônimo de Alberto Manguel, escritor, bibliófilo e discípulo de Jorge Luis Borges. Os ensaios da obra falavam sobre bibliotecas, partindo de sua experiência de organizar seus livros numa construção medieval de uma vila francesa.
A exposição promove uma experiência cinematográfica e virtual em um roteiro que conta com 10 bibliotecas reais e imaginárias. O expectador viaja dentro de bibliotecas do Congresso dos EUA, da lendária Alexandria, do México, por Sarajevo sob chamas e pela fictícia biblioteca de “20 mil léguas submarinas”, da obra de Julio Verne, entre outras.
A exposição é gratuita, mas a visita precisa ser agendada com antecedência. O agendamento é realizado individualmente por meio do aplicativo Sesc Avenida Paulista, no site ou presencialmente nos pontos de atendimento do Sesc Avenida Paulista.
Para quem está ou virá para São Paulo e se interessa por cultura e tecnologia, esta é uma exposição imperdível.