Fundador do Sindipetro-SP, Jacó Bittar é homenageado em Campinas

A homenagem reuniu companheiros de luta e políticos da cidade; Bittar também visitou a Regional Campinas do Sindipetro-SP

Petroleiro e ex-prefeito, Jacó Bittar foi homenageado com a plantação de uma árvore de pau brasil na Pedreira do Chapadão (Foto: Sindipetro-SP)

Por Andreza de Oliveira

Na tarde desta sexta-feira (27), Jacó Bittar, petroleiro e ex-prefeito de Campinas, foi recebido na cidade onde voltou a residir para uma homenagem prestada por amigos e pelo atual vice-prefeito da metrópole, Wanderley de Almeida (PSB).

Um dos fundadores do Sindicato dos Petroleiros de Paulínia e Campinas, nome que, após a unificação, foi redefinido para Sindipetro Unificado-SP, Jacó Bittar também colaborou para a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O petroleiro foi prefeito de Campinas de 1989 a 1992 e, durante seu mandato, foi responsável pela plantação de mais de 1 milhão de árvores na cidade. A homenagem a Bittar ocorreu na Pedreira do Chapadão, espaço fundado durante a gestão do sindicalista onde foi plantada uma árvore de pau-brasil.

No encontro estiveram presentes petroleiros e companheiros de Jacó, como Luciano Zica, ex-deputado federal, Demétrio Vilagra, ex-prefeito de Campinas, assim como políticos da cidade de Campinas e o ex-Ministro da Educação, Fernando Haddad.

 

Posts relacionados

Exposição “Arqueologias de um casarão” reabre espaço cultural em Campinas

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado participa de marcha em defesa do SUS em Campinas

Maguila Espinosa

Debate na Câmara de Campinas discute alta dos combustíveis e impactos na região

Vitor Peruch

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025