Solidariedade: Petroleiros de Campinas realizam nova arrecadação de alimentos

Em continuidade à campanha iniciada em abril deste ano, petroleiros arrecadam doações financeiras e de alimentos para ajudar famílias em vulnerabilidade social na cidade de Campinas

Arrecadação, que já levantou mais de uma tonelada de alimentos, acontece até dia 15 de julho (Foto: Larissa Zeferino)

Por Andreza de Oliveira

A partir desta sexta-feira (02), associados do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) voltam a se reunir para arrecadar alimentos não perecíveis e ajuda financeira para distribuir às famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia de covid-19. A coleta acontecerá até o dia 23 de julho, de segunda a sexta, das 9h30 às 13h na sede no Sindipetro-SP, em Campinas.

Fruto da parceria com a Associação Beneficente Cultural dos Petroleiros (ABCP), a iniciativa já arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que resultou na montagem de 116 cestas básicas distribuídas em bairros periféricos na cidade de Campinas.

“Por conta da pandemia, que agravou o desemprego, e da inação do Estado, não possibilitando o auxílio emergencial constante e suficiente, realizamos a campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, porque muitas famílias dependem de ações solidarias”, explica Silvio Marques, petroleiro aposentado da Replan e coordenador da ABCP.

Desde o início da pandemia, o Sindipetro-SP vem trabalhando em campanhas solidárias para amenizar os desafios das famílias mais impactadas. No ano passado, foram doados centenas de botijões de gás, produtos de higiene pessoal, cestas de alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e venda de gasolina a preço subsidiado em São Paulo.

Com mais de meio milhão de mortos por covid-19 e quase 15 milhões de desempregados, o Brasil volta para o mapa da insegurança alimentar e, para Marques, a categoria petroleira não pode ficar de braços cruzados. “Não podemos ficar insensíveis à estas situações. Quem tem fome, tem pressa. Precisamos fazer nossa parte, que é muito pequena diante à grandeza desta crise econômica, sanitária e moral”.

Os alimentos e quantias financeiras arrecadadas nesta fase da campanha serão revertidas em cestas básicas e distribuídas às famílias de Campinas por meio de um cadastro elaborado em parceria com associações de bairro e lideranças comunitárias.

Como participar?

Comparecendo até dia 23 de julho, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h, na Regional Campinas do Sindipetro-SP, localizada na rua Cônego Manuel Garcia, 1010, no Jardim Chapadão.

Para quem preferir fazer a doação em dinheiro, basta clicar aqui ou no banner que aparece na página inicial do site do Sindipetro-SP.

Sindipetro Unificado participa de ato em defesa da Justiça do Trabalho

Maguila Espinosa

Julgamento do STF invalida demissão sem justa causa em empresas públicas

Maguila Espinosa