Prédio da Regional Campinas é objeto de estudo em TCC de petroleiro

Jefferson de Paula, petroleiro há quase 30 anos e ex-diretor do Sindipetro-SP, utilizou o prédio da Regional Campinas como objeto de estudo para graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética

A analise apresentou formas de otimizar o uso de água e energia elétrica na entidade (Foto: Reprodução)

Por Andreza de Oliveira

Trabalhador da Refinaria de Paulínia (Replan) há 29 anos, o petroleiro Jefferson de Paula finalizou, em junho deste ano, a graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas) e como objeto de estudo do projeto de conclusão do curso, analisou o prédio de Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP).

O estudo intitulado “Diagnóstico Energético, Gestão e Projetos em Eficiência para Entidade Sindical” abordou como o edifício, localizado no bairro do Chapadão, em Campinas, poderia implementar equipamentos para o otimizar o uso racional de energia elétrica e de água.

“Eu e mais três alunos abraçamos esse compromisso com a diretoria do Sindicato e apresentamos um projeto multidisciplinar de economia de recursos energéticos e naturais”, explica Jefferson.

No trabalho, os sistemas elétrico e aquático da entidade foram inspecionados e soluções que, se somadas, representam R$ 366,08 de economia mensal nas contas do Sindicato foram apresentadas como resultado.

Nunca é tarde

Com 53 anos, o ex-diretor do Sindipetro-SP decidiu fazer no curso, pioneiro na America Latina, um projeto que fosse favorável à entidade que defende os petroleiros.

“Somos a primeira turma em formação tecnológica e acho que seja interessante divulgarmos nosso trabalho para que outras pessoas se interessem pelo tema e pelo aprendizado em uma universidade pública”, completa.

Também participaram do projeto os alunos Anderson Piazza, André Alves e Leandro de Siqueira. A Fatec Campinas costuma realizar vestibular para ingresso em cursos como o de Gestão de Energia e Eficiência Energética duas vezes no ano pelo site Vestibular Fatec.

Trabalhadores da Replan protestam contra privatização da Rlam

Odara Monteiro

Por falta de patrocínio, atleta paralímpico vira entregador de aplicativo em Paulínia

Sindipetro-SP doa cestas básicas a trabalhadores que estão há 60 dias sem receber